Publicado em: 27/05/2020 15:30

Presidente da Câmara, Gustavo Braga Colucci, discursa sobre seu requerimento

Novo questionamento sobre cobrança de água é apresentado

Gustavo Braga Colucci fez requerimento pedindo informações à BRK Ambiental na última sessão

Após o vereador Ismael da Silva ter sugerido, na sessão passada, alteração na forma da cobrança de água, durante a sessão de terça-feira (26/05), o presidente da Câmara, vereador Gustavo Braga Colucci (PSD), apresentou o Requerimento nº 162/2020 solicitando informações a respeito do cálculo para cobrança de tarifa de água e esgoto.

Ao comentar o requerimento, o parlamentar explicou que as contas estão vindo iguais para algumas pessoas. “Nós comentamos aqui na semana passada, elevamos até o tom e eu acho o seguinte: no verão, o consumo de água é naturalmente maior, mas também sabemos por outro lado que com crianças dentro de casa, sem aula, e com mais pessoas dentro das residências o consumo de água naturalmente pode aumentar.”

No entanto, Gustavo Braga Colucci disse ter conversado com um munícipe que afirmou estar economizando água e, mesmo assim, sua conta continua igual. “A pessoa que me procurou e mostrou uma conta de água de R$ 200. Achou um absurdo e começou a fazer economia e continuou vindo R$200. Ela economizou o máximo porque não tinha dinheiro e a BRK continuou mandando a cobrança.”

Segundo o presidente da Câmara, a empresa BRK Ambiental justificou que, por conta da pandemia do coronavírus, havia retirado os leituristas da rua. “Mas será que retiraram os leituristas da rua ou demitiram? Porque essas empresas são assim. Será que esses leituristas estão trabalhando na parte interna ou fazendo outro tipo de serviço ou simplesmente foram dispensados?”, questionou.

“Nós sabemos que as empresas vêm aqui para arrecadar e eu gostaria do apoio dos senhores vereadores para fazermos essa cobrança. Eu estou perguntando no requerimento como que vão ser ressarcidos. E tem que ainda tomar cuidado com a empresa, para ela não falar que não gastou mais e depois querer cobrar mais ainda das pessoas, o que eu acho um absurdo”, concluiu Gustavo Braga Colucci.

O vereador Alessandro Bertazi (Progressistas) também comentou sobre o tema. “Quero parabenizar o presidente da casa pela iniciativa desse requerimento, tendo em vista que realmente é um absurdo o que a empresa BRK vem fazendo”, pontuou.

Algumas pessoas também relataram ao vereador que suas contas estão vindo iguais. “E lá atrás nós tínhamos uma situação de verão, como o senhor mesmo citou no próprio requerimento, e, com certeza, o consumo de água é maior do que agora no inverno”, salientou Alessandro Bertazi.

“Não é justo o que a empresa está fazendo, eu quero subscrever o documento e acho interessante também os demais colegas da casa subscreverem porque isso é um absurdo. Infelizmente, empresa vem falhando nessa cobrança e eu acho que nós, na condição de autoridades aqui do município, temos que cobrar e, se amanhã ou depois tiver que reembolsar algum consumidor por conta disso, que faça o reembolso ou uma compensação”, finalizou o vereador.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e será encaminhado para a resposta da empresa BRK Ambiental.