Renato Rosa

Publicado em: 24/07/2020 15:00

Reposta a requerimento informa sobre monitoramento da Vigilância Epidemiológica

Na 26ª Sessão Ordinária, vereador Renato Rosa recebeu resposta da Secretaria de Saúde sobre um de seus requerimentos

Reposta a requerimento informa sobre monitoramento da Vigilância Epidemiológica

Vereador Renato Rosa solicitou informações à Secretaria de Saúde sobre os casos de COVID-19

O vereador Renato Rosa (Republicanos) recebeu, na última sessão ordinária realizada na segunda-feira (20/07), resposta ao seu Requerimento nº 198/2020 em que solicitava informações sobre os casos de COVID-19 no município.

O requerimento foi aprovado na sessão de 15 de junho retornando com a resposta da Secretaria de Saúde nesta sessão. Sobre como está sendo o monitoramento das pessoas com suspeita, a secretária de Saúde, Vera Visolli, afirmou que, a partir do momento que a Vigilância Epidemiológica é notificada, há o monitoramento diário dos pacientes e a orientação para o isolamento.

A secretária também disse que todos os munícipes com síndrome gripal são encaminhados para o teste da COVID-19 e, mesmo o teste sendo negativo, deverão realizar o isolamento por 14 dias.

O monitoramento é feito por meio de telefonemas diários da Vigilância Epidemiológica por no mínimo 14 dias após a manifestação do primeiro sintoma. São registrados os sintomas do paciente e é feita a verificação se está sendo cumprido o isolamento. Também são tiradas dúvidas do paciente caso haja e é dada a orientação para procurar um serviço de urgência caso os sintomas se agravem.

Sobre o descumprimento do isolamento de pacientes com suspeita ou positivados de COVID-19, Vera Visolli respondeu que, quando a Vigilância Epidemiológica recebe uma denúncia ou quando no telefonema diário constata-se que o paciente não está na residência , a Guarda Municipal é acionada para ir até a residência e registra um Boletim de Ocorrência.

A secretária de Saúde reforçou que o papel da Vigilância Epidemiológica tem sido de monitorar diariamente os pacientes, orientando-os e conscientizando-os da extrema importância do isolamento e do autocuidado.