Câmara Municipal de Porto Ferreira camaraportoferreira.sp.gov.br - Versão para Impressão

Moção homenageia os 90 anos do Bloco do Boizão e a tradição carnavalesca

08/02/2024



Moção homenageia os 90 anos do Bloco do Boizão e a tradição carnavalesca

Ricardo Patroni é o autor da homenagem a toda diretoria e os envolvidos com o Bloco do Boizão

Na sessão ordinária de segunda-feira (05/02), os vereadores aprovaram a Moção de Aplauso nº 03/2024, de autoria do vereador Ricardo Patroni (PSD), homenageando os 90 anos do Bloco do Boizão, por meio de toda diretoria e os envolvidos, e a tradição carnavalesca de Porto Ferreira.
O autor da moção foi o primeiro a falar sobre o Bloco. “É uma enorme satisfação e orgulho para mim apresentar hoje, nessa Casa de Leis, a Moção de Aplausos pelos 90 anos de tradição do Bloco do Boizão, parabenizando todos os envolvidos desde os fundadores como também os familiares, os membros da diretoria atual, Édson Kannov, atual presidente, Luis Carlos Traldi, Maurício, José Carlos Malaman, Wilson Malaman, Edgar Lucas, William Marques, Mateus Assis, Flávio Pereira, Miriam Pinheiro, Welister, Mauro, Cassiano, Marissa, Clodoaldo,Neneca e Antônio foltran, nos quais estendo os parabéns também a todos os presentes, a todos os foliões e membros da tradicional bateria”, parabenizou Ricardo Patroni.
A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa também foram homenageados. “Parabenizando também a Prefeitura Municipal de Porto Ferreira, através do prefeito e do secretário de Cultura e Economia Criativa, Régis Berretta, que está aqui presente.”
O Bloco do Boizão foi o primeiro bloco carnavalesco do município. “É com certeza um patrimônio histórico e também cultural de nosso município por representar tão bem a nossa cidade, a nossa cultura, não só a nível municipal, mas a nível estadual e reconhecido também como essa cultura única em todo o país, sendo inspiração e símbolo por nove décadas para inúmeros outros blocos de nosso município”, ressaltou o vereador.
Além de parabenizar o Bloco do Boizão, Ricardo Patroni estendeu a homenagem aos demais blocos que fazem o Carnaval de Porto Ferreira. “Aproveitando aqui também para parabenizar todos os blocos que fizeram toda essa história do Carnaval de Porto Ferreira até atualidade. Nós reconhecemos, através dessa Casa de Leis, todos os desafios do Bloco do Boizão que enfrentou ao longo desses anos e que enfrenta até hoje, como é difícil manter um bloco só vocês sabem.”
Por já ter participado de um bloco por dez anos, o parlamentar contou que conhece as dificuldades que são enfrentadas. “Com a resiliência e dedicação de todos os envolvidos conseguiram dar continuidade a essa tradição muito valiosa no nosso município, levando alegria e descontração para milhares de famílias de Porto Ferreira.”
O amor pelo Bloco do Boizão que todos os envolvidos possuem, para o vereador, é o que faz dar certo. “Acho que não tem nenhum ferreirense nato que não conheça desde bebezinho essa tradição do nosso município que permanece posteriormente nos corações nossos pela vida inteira. Meu filho desde os dois anos de idade já pedia para ir ver o boi, a bateria, a nega maluca, então é muito bacana essa tradição de pai para filho que vocês proporcionam”, ressaltou.
Comemorar 90 anos de história é um marco. “Não é para qualquer bloco, não só de Porto Ferreira, mas é muito difícil manter tantos anos uma tradição enraizada assim e com tanto zelo e dedicação que vocês têm. Então, essa homenagem apresentada aqui na Câmara Municipal não é apenas para parabenizar por esses 90 anos de tradição, mas também um marco para essa Câmara Municipal reconhecer a importância que cada um de vocês, membros da diretoria, familiares e integrantes, tem para Porto Ferreira”, finalizou desejando muito sucesso no Carnaval de 2024.
O vereador Élcio Arruda (MDB) também prestou sua homenagem. “Todos bem sabem que sou envolvido com o Carnaval, só quem vive o Boi, o dia a dia, que não é só na época do Carnaval, sabem das dificuldades. O Boizão é uma inspiração para nós. Antes de fundar o Inimigo Meu, já era frequentador assíduo do Boizão e meu avô já falecido, Antônio Silveira Arruda, foi um dos que também iniciou essas confecções de boi. Fico muito feliz de estarmos atraindo tanta gente, crianças, mulheres e famílias, resgatando isso”, concluiu lembrando que fez a destinação de R$ 21 mil de sua emenda para os Blocos regularizados.
Já o vereador Rodrigo Louzada (PSD) parabenizou o vereador Ricardo Patroni pela moção. “É uma moção merecida. Em nome do presidente, Édson Kannov, quero cumprimentar toda a diretoria, a bateria, os boiseiros que fazem esse Carnaval incrível. Nosso Carnaval tem muita tradição, já tendo sido representado até em São Paulo. Na minha opinião, esse ano, todos os Blocos da cidade deveriam homenagear o Boizão.”
O vereador Pedro Melo (PL) destacou que a brincadeira do Boizão é uma tradição do município. “Eu vim do Recife, onde temos blocos muito tradicionais e antigos, e desde que me mudei para essa região venho para o Carnaval de Porto Ferreira. Algumas pessoas diziam que era um Carnaval violento, mas se analisar direito, não é nada disso. O que acontece é que o povo quer participar da alegria e o boi é uma representação do Carnaval de Porto Ferreira”, disse também contando sobre emenda destinada ao Boizão para a renovação da bateria.  
Para o vereador João Lázaro (PSDB), o Boizão representa de forma espetacular o Carnaval ferreirense. “É uma grande tradição e quero aqui mais uma vez desejar os parabéns ao Boizão pelos 90 anos e através do Bloco do Boizão eu estendo os parabéns a todos os Blocos. Que esse seja um Carnaval de muita paz e que, por meio do trabalho de vocês, seja mais um Carnaval espetacular.”
A vereadora Priscila Franco (PSDB) parabenizou o vereador Ricardo Patroni pela moção. “É um enorme prazer tê-los aqui nesta Casa de Lei para prestarmos essa homenagem a vocês. Gostaria de parabenizar a todos da diretoria pelos 90 anos, ao secretário de Cultura e Economia Criativa, Régis, e a todos os integrantes e foliões que fazem parte desse bloco que alegra e mantém a tradição carnavalesca do nosso município. Parabéns e desejo um ótimo Carnaval com muita alegria.”
O vereador Marcelo Ozelim (Progressistas) destacou que o vereador Ricardo Patroni foi muito feliz por ter apresentado a moção. “No último domingo, estive lá no Bloco, meu filho estava com um boizinho do ano passado se desfazendo e o Flávio deu uma atenção pra nós e fez o novo boi para o meu filho. E essa é a tradição, são 90 anos e nós vemos que nas escolas as criancinhas todas com boizinho, assim mantendo a tradição”, finalizou parabenizando o Bloco por toda a organização.
A vereadora Luciane Lourenço (PSD) também cumprimentou toda a diretoria do Bloco. “Eu não poderia deixar de vir aqui para parabenizar o Bloco do Boizão, eu sou filha de Porto Ferreira, nascida em Porto Ferreira e quantos carnavais eu pulei em volta dessa praça. Vocês que são o Bloco mais antigo da cidade, que puxam todos os outros Blocos. Quantos amigos de outras cidades já não vieram curtir o nosso Carnaval, o pessoal enlouquece, adora. Eu tenho orgulho do nosso Carnaval.”
Para finalizar, o presidente Sérgio de Oliveira (União Brasil) ressaltou a importância do Carnaval ferreirense. “Gostaria de cumprimentar o vereador Ricardo por ter tido essa brilhante ideia de fazer essa belíssima homenagem ao Bloco do Boizão. É maravilhoso vermos aqui pessoas de várias idades, crianças envolvidas. Falei com o presidente Kannov, estamos analisando a documentação para que o Bloco possa dar entrada no título de utilidade pública e depois não ficar só aqui, também pedir a utilidade pública estadual. Esse Carnaval será de mais segurança porque a gente sabe que alguns aproveitadores acabam se infiltrando no meio das pessoas do bem para prejudicar a imagem do nosso Carnaval, mas, com certeza, esse ano o nosso Carnaval será maravilhoso”, concluiu.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira