Câmara Municipal de Porto Ferreira camaraportoferreira.sp.gov.br - Versão para Impressão

Sessão solene celebra os 100 anos do Hospital Dona Balbina

27/03/2024



Sessão solene celebra os 100 anos do Hospital Dona Balbina

Solenidade será na próxima quarta-feira; Hospital Dona Balbina comemorará 100 anos em 31 de março

A Câmara Municipal de Porto Ferreira realizará, na próxima quarta-feira (03/04), às 19h, sessão solene para a entre do Diploma de Reconhecimento Público à Irmandade de Misericórdia de Porto Ferreira – Hospital Dona Balbina, em celebração aos seus 100 anos, a ser comemorado em 31 de março. A cerimônia será no Plenário Syrio Ignátios, localizado na avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, 1068.
A homenagem foi criada pelo Decreto Legislativo nº 01/2024, de autoria do presidente da Câmara, vereador Sérgio de Oliveira (União Brasil), com o objetivo de reconhecer associações, órgãos, entidades e outros correlacionados que tenham se destacado pela prestação de serviços em prol da comunidade. A indicação também foi uma iniciativa do presidente Sérgio de Oliveira, tendo entrado na sessão ordinária de 26 de fevereiro.
O plenário estará aberto para receber os munícipes que desejarem acompanhar a solenidade. Haverá também transmissão da sessão solene no canal do YouTube, na página do Instagram e na do Facebook da Câmara Municipal.

Hospital Dona Balbina

A Irmandade de Misericórdia de Porto Ferreira foi fundada em 1924, recebendo o nome de Hospital Dona Balbina em homenagem à senhora Mariana Balbina Meirelles, mãe do benfeitor, Coronel Procópio de Araújo Carvalho. Ele, juntamente com sua esposa dona Olímpia Meirelles de Carvalho, foi responsável por construir e equipar todo o hospital em gesto de amor ao próximo, em terreno doado pelo bispo de Campinas, Dom Francisco de Campos Barretto, patrimônio da igreja local, atual Santuário de São Sebastião.
Tal iniciativa foi dirigida pelo Dr. Carlindo Valeriani, primeiro médico a residir em Porto Ferreira, idealizador da construção do hospital e primeiro provedor e diretor clínico eleito pela primeira mesa administrativa estabelecida pelos irmãos fundadores.
A Santa Casa de Misericórdia de Porto Ferreira - Hospital Dona Balbina é hospital filantrópico oferecendo, como único hospital geral da cidade, cuidado humanizado e eficaz para pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A entidade tem como missão prestar assistência médico-hospitalar a qualquer indivíduo que deles necessite e possui dentre seus valores praticar a humanização na assistência como princípio de atuação.
No dia 31 de março deste ano, o Hospital Dona Balbina completará 100 anos de atividades no município, prestando serviço essencial para a sociedade ferreirense e até mesmo para a região.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira