Câmara Municipal de Porto Ferreira camaraportoferreira.sp.gov.br - Versão para Impressão

Câmara Municipal homenageia mulheres em solenidade

28/03/2024



Câmara Municipal homenageia mulheres em solenidade

Sessão solene aconteceu na noite de quarta-feira e entregou certificados a Cida Rosini e Dirce de Santis

A Câmara Municipal de Porto Ferreira realizou, na noite de quarta-feira (27/03), sessão solene em Homenagem às Mulheres. A solenidade fez a entrega dos certificados a duas mulheres que se destacam por seus trabalhos voluntários em prol do tratamento de câncer, a senhora Maria Aparecida Fornazo Rosini e a senhora Dirce de Santis Gomar.
A cerimônia foi comandada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Sérgio de Oliveira (União Brasil), que teve ao seu lado a primeira secretária, vereadora Priscila Franco (PSDB), e o segundo secretário, vereador Renato Rosa (Republicanos). Também compuseram a mesa o secretário de Relações Institucionais, Marcos Maquininha, representando o prefeito Rômulo Rippa, e as homenageadas.
Estiveram presentes ainda os vereadores Marcelo Ozelim (Progressistas) e Pedro Melo (PL), a secretária de Educação, Maria Cecília Gallo da Cunha Leme, e as advogadas Dra. Daniela Reschini Belle e Dra. Renata Piffer, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Porto Ferreira.
O vereador Marcelo Ozelim, por ter indicado a senhora Dirce de Santis Gomar, teve a oportunidade de falar em nome da Câmara e parabeniza-la pelo trabalho à frente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Porto Ferreira. Já o presidente, que indicou a senhora Maria Aparecida Fornazo Rosini para a homenagem, agradeceu a ela por todo o trabalho voluntário em prol de ajudar aos ferreirenses com câncer, principalmente na coordenação a Casa de Apoio.
Representando as mulheres do Poder Legislativo, a vereadora Priscila Franco falou e citou a todos os desafios que as mulheres enfrentam pelo simples fato de serem mulheres. Já o secretário Marcos Maquinha lembrou de todas as conquistas que as mulheres vêm tendo a partir do século XX.

As homenageadas

Maria Aparecida Fornazo Rosini, conhecida como Cida Rosini, no ano de 2007, cumprindo uma promessa após vencer a luta contra o câncer de sua filha Edleine, passou a dedicar sua vida na realização de trabalhos voluntários, auxiliando paciente em tratamento e arrecadando donativos para Associação Voluntária de Combate ao Câncer - AVCC da cidade de Barretos.
Atualmente, além do trabalho voluntário, é coordenadora da Casa de Apoio, destinada aos pacientes ferreirenses em tratamento no Hospital do Câncer de Barretos. Foi agraciada, no ano de 2015, com a Medalha de Mérito 29 de Julho pelos relevantes serviços prestados à sociedade.
Já a senhora Dirce de Santis Gomar começou sua carreira lecionando na “Escolinha da Vila Sibila”. Prestou concurso e ingressou no magistério estadual, dando aula nas escolas “José Gonso”, “Sud Mennucci” e se aposentou na escola “Washington Luiz”.
Dentro da Casa da Amizade, do Rotary Club de Porto Ferreira, na gestão entre os anos de 1988-1998, quando pela segunda vez assumiu a presidência, surgiu a ideia de que, após as campanhas beneficentes de praxe, seria realizada uma última campanha destinada ao Hospital do Câncer de São Paulo, onde na época eram atendidos os pacientes com câncer de Porto Ferreira.
Em 1993-1994 formou-se a primeira diretoria da então Rede Feminina de Combate ao Câncer de Porto Ferreira, ligada à Rede Feminina de São Paulo. A senhora Dirce de Santis Gomar esteve à frente como presidente da Rede em 1996, sentindo a necessidade de incluir em suas doações o Hospital de Jaú, da "Fundação Dr. Amaral Carvalho”, que passou a atender em maior número os doentes de Porto Ferreira.
Em 2023, a Rede de Combate ao Câncer completou 35 anos ajudando aos pacientes e familiares com cestas básicas, remédios e na venda de artesanatos, contando com voluntárias e doadores para que o trabalho seja desenvolvido.  
A sessão pode ser revista por meio dos vídeos no Facebook e YouTube da Câmara Municipal e, também, nesta página. As fotos da sessão estão disponíveis em: https://photos.app.goo.gl/KuwJe5AznJWFamAk7.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira