Renato Rosa

Renato Rosa: saúde em foco e batalhas para chegar ao posto de vereador

Publicado em: 27/01/2021 11:30

Whatsapp

 

Renato Rosa: saúde em foco e batalhas para chegar ao posto de vereador

Vereador está em seu segundo mandato e continuará trabalhando por melhorias na saúde

Em seu segundo mandato como vereador da Câmara Municipal de Porto Ferreira, Renato Rosa (Republicanos), mais conhecido como Renato do Postão, vem trabalhando pela saúde e pretende continuar tendo essa área como sua prioridade pelos próximos quatro anos.

O vereador tem uma trajetória de muitas batalhas. Renato Rosa trabalha há 14 anos onde hoje é o Centro de Especialidades Médicas e Imagem Dr. Américo Montenegro. Iniciou como servente, trabalhando na limpeza do local, e há 11 anos trabalha na farmácia municipal que, em breve, se mudará para o antigo prédio do CAPS, com a ajuda de emenda do partido do vereador.

Depois dos 50 anos, o parlamentar se formou em Assistente Social na Faculdade Anhanguera de Pirassununga e, objetivando melhorar o atendimento à população na farmácia, em Técnico em Farmácia pela ETEC de Porto Ferreira. “Trabalhei três anos na limpeza, eu era servente, limpava o chão, lavava as salas, fazia todo o serviço de conservação. Depois passei a trabalhar na farmácia, aonde comecei a me especializar para poder dar um bom atendimento à populaçãp.”

Na farmácia, ele entrou como um prático, mas sentiu a necessidade de buscar mais conhecimento. “Eu entrei como um prático, um leigo, não sabia nada, nunca me imaginei trabalhando em farmácia. Convidaram-me para trabalhar na farmácia e eu aceitei. Depois de um tempo, eu fiz um curso por minha conta na ETEC. Abriu um curso de farmácia e eu vi como uma oportunidade porque me cobrava muito de ser um prático.”

Renato Rosa acredita que após essa formação, ele ganhou a experiência que faltava para se eleger. “Tudo isso me preparou. Eu estudei, fiz Assistente Social, depois fiz o Técnico em Farmácia para eu poder atender melhor. Depois que fiz tudo isso, consegui me eleger. Não sei se foi coincidência ou não, mas eu estava mais preparado, tinha mais conhecimento e pude me eleger e consegui fazer um bom trabalho. Quero continuar fazendo mais e melhor”, declarou.

Sobre a expectativa para esse novo mandado, o parlamentar pontuou que é um início mais complicado. “Nós estamos começando já com esse grande problema causado pela COVID-19. Principalmente eu que trabalho na área da saúde encontro muita dificuldade. Creio que esse ano não será diferente, esses primeiros anos serão anos de mudanças e de aperfeiçoamento para todos nós porque até então nunca tínhamos vivido uma situação dessas.”

Ele afirmou que todas as medidas tomadas até aqui ajudaram a controlar a pandemia. “Se não fossem os cuidados extremos que tivemos, talvez fosse pior. Mas nós vamos ter dificuldades em todos os setores. A pandemia afetou todos os setores, todos os segmentos da sociedade. Não foi só a saúde, não foi só o cidadão. Todos, seja educação, saúde, transporte, setor público, em todas as áreas. Seja comércio ou indústria todos sofreram com isso e estão sofrendo, então para esses próximos quatro anos creio que serão de adequação para que se possa enfrentar com melhor qualidade”, reforçou.

Nos últimos quatro anos, Renato Rosa teve uma atuação voltada para a saúde, área que tem mais conhecimento por atuar na farmácia. “Eu pretendo continuar focando na saúde. Eu sempre falei que é o que sei, é o que eu entendo, não é muito, mas o pouco que eu entendo da saúde eu procuro me esmerar para poder transferir isso para a população. Transformar em ajuda, em melhoria, em facilidades para a vida do povo. Esse é o meu objetivo, sempre foi e eu pretendo continuar assim porque eu trabalho na área”, afirmou o vereador.

Mas ele não pretende esquecer dos outros anseios da população. “Em outras áreas, eu procuro atender as demandas que me aparecem, mas eu não tenho conhecimento porque esse conhecimento eu tenho na saúde. E eu tenho conseguido desempenhar, colocar as pessoas no caminho para viverem, adquirirem e conquistarem os seus direitos na área da saúde.”

Sobre as demandas que chegam para o vereador, Renato Rosa acredita que consegue ter o retorno delas. “Na maioria das demandas eu consigo alguma coisa, a Secretaria de Saúde sempre está ao meu lado. Eu conto com a ajuda deles, assim como sempre estou à disposição para ajuda-los, para favorecer, facilitar, para tentar intervir para que as coisas aconteçam. Trabalho em conjunto com a Secretaria de Saúde e eu acho que isso facilita muito também”, resumiu.

Os últimos quatro anos serviram como uma escada para esse novo mandato. “Com certeza a experiência com o primeiro mandato irá ajudar muito porque foi um momento de aprendizado, embora na vida estejamos sempre aprendendo. Vamos procurar corrigir os erros que porventura tivemos e as dificuldades. Hoje nós temos um parâmetro para poder superar porque tivemos o exemplo de quatro anos atrás. Eu creio que vai servir como uma escada para que possamos olhar para trás e ter um exemplo a seguir de como melhorar.”

O vereador mantém um contato próximo ao Executivo Municipal. “O Executivo teve, ao meu ver, um bom desempenho nesses primeiros quatro anos de governo porque houve uma parceria. O governo contou conosco aqui na Câmara e eu sempre estive disposto, ao lado do governo, porque eu sempre via os projetos com bons olhos e porque eram boas. E aquilo que eu não concordo, eu não vou ficar do lado”, acrescentando o exemplo do projeto do empréstimo aprovado em 2019 e que, para Renato Rosa, foi um ótimo investimento para a cidade.

Já sobre o relacionamento com os outros vereadores, o parlamentar acredita que será de união. “Eu acho que não haverá dificuldade, não houve dificuldade no mandato passado e não vai haver também neste mandato. Mesmo cada vereador vindo de um partido, de um segmento da sociedade, aqui dentro nós somos iguais, aqui nós somos 11 vereadores independente de sexo, credo, cor. Nós fomos eleitos pelo povo para atender o povo.”

Para finalizar, o vereador ressaltou as suas batalhas. “Eu só queria ilustrar que o Renato é um batalhador, é um lutador, começou debaixo também. Não estou dizendo que estou lá em cima, mas a nossa vida é de conquistas e nós vamos conquistando aos poucos e, para isso, nós temos que nos preparar. Eu não sou um aventureiro, não cai de paraquedas na Câmara. Eu fui eleito na quarta tentativa”, concluiu Renato Rosa.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira