Os diferentes tipos de projetos de lei e suas tramitações

Publicado em: 29/01/2021 11:30

Os diferentes tipos de projetos de lei e suas tramitações

Os projetos de lei são proposições que podem ser apresentadas tanto pelos vereadores quanto pelo Executivo Municipal ou por iniciativa popular. Há variados tipos de projeto e cada um segue um rito de tramitação, possui uma competência e deverá ser aprovado por um quórum de votação.

O mais comum é o Projeto de Lei Ordinária, cabendo privativamente ao prefeito as propostas orçamentárias e aquelas que dispõem sobre matéria financeira, criem cargos, funções ou empregos públicos do Executivo Municipal, aumentem vencimentos ou importem aumento da despesa ou diminuição da receita do município.

Para a Lei Ordinária ser aprovada é necessário ter o voto favorável da maioria simples dos parlamentares, desde que presentes na sessão a maioria absoluta deles, em turno único de discussão e votação. Os projetos de lei que versam sobre Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual passam por dois turnos de votação e discussão e devem ser aprovadas por maioria absoluta.

Há também os Projetos de Lei Complementares cujo tema deve ser Código Tributário do Município; Código de Obras ou de Edificações; Estatuto dos Servidores Municipais; Plano Diretor do Município; zoneamento urbano, uso e ocupação do solo urbano; organização da Procuradoria Geral do Município; Estatuto do Magistério; e parcelamento do solo.

A iniciativa para propor uma Lei Complementar pode ser do prefeito, de qualquer vereador ou comissão permanente da Câmara Municipal e dos cidadãos, desde que observadas as regras constantes na Lei Orgânica Municipal.

Para a aprovação de uma Lei Complementar é necessário o voto favorável da maioria absoluta dos vereadores, em dois turnos de discussão e votação, com um intervalo mínimo de 48 horas entre a primeira e a segunda discussão e votação.

A Lei Orgânica Municipal é alterada por meio de emendas cuja proposta pode ser de iniciativa do prefeito ou de 1/3 dos vereadores. Para ser aprovada, a emenda deve ser votada e discutida em dois turnos, com interstício de 10 dias entre as votações, tendo a aprovação de 2/3 dos vereadores.

Toda matéria que for de conteúdo administrativo ou político administrativo será objeto de Projeto de Resolução ou Projeto de Decreto Legislativo, devendo passar pela deliberação da Câmara Municipal. A aprovação é feita por maioria simples, em um turno de discussão e votação.

Os Projetos de Resolução compreendem a destituição de membros da Mesa Diretora; julgamento dos recursos da Mesa; assuntos de economia interna da Câmara; formação de comissão de inquérito; fixação da remuneração dos vereadores de uma legislatura para a outra antes das eleições; ou licença de vereador.

Já os Projetos de Decreto Legislativo contemplam os temas aprovação ou rejeição das contas da Prefeitura e da Mesa da Câmara; demais atos que independam da sanção do prefeito; ou licença para afastamento do cargo de prefeito.

As comissões permanentes têm o prazo de 30 dias para exaurir parecer sobre os projetos que a competirem. Para os vereadores ou comissões fazerem emendas o prazo é de 15 dias úteis. Dependendo do conteúdo do projeto de lei, os prazos para tramitação podem ser diferentes, conforme o Regimento Interno.

O prefeito pode solicitar a tramitação em caráter de urgência quando entender necessário e esse deve tramitar pela Câmara no prazo máximo de 45 dias. Neste caso, as comissões têm 20 dias para apresentarem parecer.