Élcio Arruda

Publicado em: 03/02/2021 16:00

Vereador Élcio Arruda discursa sobre seu requerimento

Requerimento solicita vinda de carreta da mamografia para Porto Ferreira

Vereador Élcio Arruda fez requerimento endereçado a Secretaria Estadual de Saúde

Na 2ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (01/02), o vereador Élcio Arruda (MDB) fez o Requerimento nº 25/2021 solicitando a Secretaria Estadual de Saúde que estude a possibilidade de viabilizar a vinda da carreta da mamografia, do Programa Mulheres de Peito, para o município.

Sobre a matéria, o vereador disse que vem apresentando a solicitação desde o ano passado. “Salvo engano, o vereador Marcelo Ozelim teve êxito em 2018 e acabou com a demanda reprimida de exame de mamografia no nosso município”, citou.

Élcio Arruda entrou em contato com o deputado federal Alex Manente (Cidadania) para reforçar o pedido. “O deputado é um parceiro da nossa cidade e me relatou que estaria também se empenhando junto à Secretaria de Saúde do Estado.”

Segundo o vereador, devido a pandemia, as ações das unidades móveis foram interrompidas no último ano. “É uma pena, mas esperamos que esse ano, com a melhora da pandemia e com a vacinação que está chegando nos municípios, consigamos trazer essa carreta da mamografia para acabar com a demanda.”

Os vereadores destinaram, no último ano, parte de suas emendas parlamentares para a realização de exames. “Estamos também buscando esses recursos através de deputados parceiros para que colaboremos com administração, com a Secretaria de Saúde de forma a acabar com a demanda não só em mamografia, mas em outros exames como a ressonância magnética”, sugeriu.

O parlamentar também destacou que o prefeito Rômulo Rippa está se empenhando para a vinda da carreta. “Ele está oficiando a Secretaria Estadual de Saúde para que nosso pedido tenha êxito e tenha mais força”, finalizou solicitando a subscrição dos demais vereadores.

O vereador Marcelo Ozelin (Progressistas) também comentou o requerimento. “Como o vereador Élcio Arruda citou, realmente em 2018 nós conseguimos uma reunião com o Secretário de Estado de Saúde, que na época era o médico David Uip, e através de alguns parceiros, como o deputado Lobbe Neto (PSDB), conseguimos com que a carreta da mamografia viesse para cidade.”

Em 2018, Porto Ferreira tinha quase mil mulheres na fila de espera para fazer a mamografia, segundo o vereador. “É muito importante os exames preventivos, sabemos que o melhor remédio ainda é a prevenção. E hoje pelo menos nos exames de mamografia nós não contamos com uma demanda reprimida”, afirmou Marcelo Ozelim.

As mulheres que precisam realizar o exame hoje devem consultar a Secretaria Municipal de Saúde. “Lá tem os responsáveis que irão atendê-las e marcar para que no máximo em 15 ou 20 dias o exame seja feito. Gostaria de destacar mais uma vez o trabalho muito significativo e importante dos funcionários da Secretaria de Saúde.”

Marcelo Ozelim também destacou o trabalho do prefeito Rômulo Rippa “para que esses exames fossem liquidados, não na sua totalidade porque é um exame preventivo em que há uma demanda anual de mulheres que tem que fazer.”

Apesar da demanda estar sendo atendida, o parlamentar salientou a importância do requerimento. “É lógico que é muito importante o requerimento do vereador Élcio e ninguém melhor que a própria Secretaria Estadual para responder. Vou subscrever também”, concluiu.

O requerimento foi aprovado por todos os vereadores e será encaminhado para a Secretaria Estadual de Saúde para ser respondido.