Renato Rosa

Publicado em: 17/02/2021 11:00

Na 4ª Sessão Ordinária, vereador Renato Rosa discursa sobre seu requerimento

Requerimento questiona construção de creche na Vila Maria

Vereador Renato Rosa indaga sobre paralisação nas obras de construção da creche

O vereador Renato Rosa (Republicanos) apresentou, na sessão de segunda-feira (15/02), o Requerimento nº 57/2021 que solicita informações sobre a obra da creche na Vila Maria que teve sua construção aprovada pela Câmara Municipal juntamente com o pacote de investimentos.

Na discussão do requerimento, o vereador disse estar sendo cobrado por munícipes. “A obra, por algum tempo, se encontra parada. Embora não esteja tendo aula, há a necessidade de que se termine aquele investimento até mesmo porque faz parte de uma promessa de todos nós.”

Por conta disso, Renato Rosa fez o requerimento questionando o tempo de paralisação da obra, assim como os motivos e a previsão do retorno. “Então fica a indagação dos motivos que levaram à paralisação”, concluiu o parlamentar.

Quem também fez uso da palavra foi o vereador Élcio Arruda (MDB). “Quero parabenizar o vereador Renato Rosa. Essa creche é um importante projeto que irá, praticamente, zerar a fila de espera em creche em nosso município.”

O parlamentar explicou que o prefeito Rômulo Rippa contou que houve um problema com a licitação da obra da creche. “Podemos confirmar depois com seu requerimento e esperamos que o quanto antes se resolva essa situação para que essa obra continue”, declarou.

Élcio Arruda relembrou que, antigamente, havia uma grande procura por creches. “Hoje, no nosso município, já é bem pequena, nos últimos quatro anos praticamente está zerada a fila de espera e, com mais essa creche na Vila Maria, irá zerar”, finalizou.

O vereador João Lázaro (PSDB) também parabenizou Renato Rosa pelo requerimento. “O seu requerimento faz sentido, criou-se uma esperança, uma expectativa nos moradores da Vila Maria.”

Sobre o assunto, o parlamentar afirmou que havia uma promessa do ex-governador Geraldo Alckimin de construir duas creches no município. “Uma creche foi feita na Lagoa Serena e a outra creche, com o valor de R$ 1,5 milhão, passaram-se as eleições, assim como acontece em todos os meios políticos, o senhor governador Geraldo Alkimin não cumpriu”, informou.

João Lázaro disse ter conversado com o prefeito sobre as obras da creche. “Ele contou que esse problema já está sendo solucionado. Outra empresa ganhou a licitação, inclusive saiu no jornal se eu não me engano, e a obra da creche logo vai dar continuidade.”

Ao assessor legislativo do prefeito, Gustavo de Freitas, o vereador cobrou agilidade. “Faz muito sentido o requerimento e a população, não só da Vila Maria, mas de Porto Ferreira agradece mais esse benefício”, completou.

O líder do prefeito, vereador Marcelo Ozelim (Progressistas), veio a tribuna para explicar sobre a obra. “Primeiramente, falar da felicidade em ter votado o projeto do senhor prefeito para a criação da fila única. Por mais de 20 anos nós não víamos o término da fila de vagas para as creches.” O parlamentar relembrou que, antes desse projeto, as vagas acabavam sendo destinadas a pessoas que burlavam as filas. “Com isso, muitas famílias ficavam sem vaga por anos.”

Em relação à paralisação das obras, Marcelo Ozelim explicou que a empresa ganhadora da licitação abandonou as obras. “Mas já foi refeita a licitação e logo nós estaremos com a retomada das obras na Vila Maria. Essa obra tão importante, tão esperada e tão sonhada por tantas as famílias.”

Para finalizar, o presidente da Câmara, vereador Alan João (PSD), também comentou o requerimento. “Parabenizar o vereador Renato Rosa pela matéria importante e que já vem tendo discussões desde o ano passado.”

O presidente salientou a fala do vereador Marcelo Ozelim sobre a aprovação do Programa Fila Única. “Nós acabamos com aquela historinha de cunha, de quem indica. Inclusive o projeto foi aprovado por todos os vereadores da última legislatura. Também muito me orgulha ter votado o financiamento que nos permitiu iniciar obras importantes no município”, pontuou.

Alan João disse já ter conversado com Marcelo Ozelim sobre as obras da creche. “Nós já havíamos sido informados pelo prefeito municipal de que teve um problema na execução da obra pela empresa e a Prefeitura está adotando os trâmites necessários para voltar a construção da creche.”

Sobre zerar a fila de espera por vaga em creche, o presidente disse da importância dos progressos feitos. “Nós vamos fazer história em Porto Ferreira. No ano passado, nós já diminuímos mais de cinquenta por cento a fila de espera e agora tudo indica que, com a construção dessa nova creche, irá acabar a espera por vaga em creche.”

O requerimento de autoria do vereador Renato Rosa foi aprovado por todos os vereadores e seguirá para a resposta do Executivo Municipal.