Élcio Arruda

Publicado em: 11/03/2021 10:00

Na noite de segunda-feira, vereador Élcio Arruda apresenta seu requerimento

Vereador solicita que atividades físicas se tornem essenciais no Estado

Élcio Arruda fez requerimento na última sessão endereçado ao Governo de São Paulo

A 7ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (08/03), teve a discussão e votação do Requerimento nº 90/2021, de autoria do vereador Élcio Arruda (MDB), solicitando informações ao governador do Estado de São Paulo, João Dória, quanto à possibilidade de que a atividade física se torne essencial no Plano São Paulo.

Os profissionais de Educação Física entraram em contato com o vereador para solicitar a matéria. “Principalmente donos de academia, clubes do nosso município solicitando que nós tentemos tornar a atividade física essencial.  Na última sexta-feira, por coincidência, o deputado estadual Thiago Auricchio ingressou com um projeto via Assembleia Legislativa para que as atividades físicas se tornem essenciais no Estado de São Paulo.”

Élcio Arruda também disse que algumas cidades da região ingressaram com ações em relação à atividade física. “Sabemos que a prática esportiva evita muitas doenças, principalmente mentais e na parte física. Esperamos que o governador dê atenção a esse pedido não só dessa Câmara Municipal, mas também de outras Câmaras que estão se movimentando de forma semelhante.”

Para o parlamentar, o momento da pandemia não permite que as pessoas realizem as suas atividades físicas. “Que o governador se sensibilize e torne a prática esportiva, as atividades físicas essenciais no nosso Estado porque do jeito que está não estamos conseguindo mais e a atividade física seria uma saída para as pessoas melhorarem a própria saúde com essas práticas esportivas”, finalizou Élcio Arruda.

O vereador Sérgio de Oliveira (DEM) também falou sobre o requerimento e parabenizou o vereador Élcio Arruda pela matéria. “Também gostaria de subscrever porque esse requerimento é de suma importância. Nós estamos acompanhando na mídia e está sendo propagado que as pessoas que participam de atividade física regularmente são as que têm sofrido menos com essa doença.”

Sérgio de Oliveira, que teve COVID-19 no final do ano passado, disse que a doença acaba por afetar o emocional de quem a tem. “Ficamos com a cabeça muito perturbada, pensando em coisas ruins e, fazendo atividade física, com certeza o psicológico das pessoas vão melhorar também”, concluiu.

Finalizando a discussão do requerimento, o vereador Dr. Pedro de Mello (PSL) discursou sobre a matéria. “Esse assunto levantado pelo vereador Élcio Arruda é de extrema importância na fase atual da pandemia. Depois de uma infecção pulmonar há uma necessidade de que haja uma recuperação desses pacientes. Existe a síndrome pós-covid, em que as pessoas se sentem cansadas e demora realmente alguns meses para o organismo se recuperar”, afirmou.

Por isso, a atividade física pode ser importante para preparar o organismo para enfrentar a doença. “Com a prática de esportes, você prepara a sua capacidade pulmonar e há um melhor desenvolvimento do corpo humano. Eu concordo e subscrevo o seu requerimento, vereador Élcio, pedindo para que essas atividades sejam liberadas o mais breve possível trazendo benefício não somente para os cidadãos sãos, como para os cidadãos pós-doença.”

O requerimento foi votado e aprovado por todos os vereadores sendo encaminhado para o Governo do Estado de São Paulo com a solicitação do vereador Élcio Arruda.