Ricardo Patroni

Publicado em: 31/03/2021 11:30

Vereador Ricardo Patroni discursou na palavra livre da última sessão

Vereador fala sobre cursos de capacitação em palavra livre

Ricardo Patroni discursou sobre o Centro de Formação Profissional e o programa Via Rápida

Durante a 10ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (29/03), o vereador Ricardo Patroni (PSD) fez uso da palavra livre final para falar sobre seus requerimentos votados na sessão que apresentam oportunidades de cursos de capacitação para os munícipes.

O parlamentar iniciou o seu discurso parabenizando Rodrigo Louzada, novo secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano. “Rodrigo é um amigo que eu fiz nos últimos quatro anos à frente da Divisão de Inovação e Desenvolvimento Econômico. É um profissional de alta qualidade, sempre preocupado com a nossa população e mais ainda com os mais necessitados e, com certeza, vai fazer um ótimo trabalho à frente da Secretaria.”

Outro a ser parabenizado por Ricardo Patroni foi o governador João Dória. “Pela sensibilidade na inclusão dos professores e profissionais da educação no grupo prioritário da vacinação. A partir do dia 12 de abril, 350 mil profissionais da educação acima de 47 anos serão vacinados”, ressaltou.

Além de São Paulo, outros estados também incluíram os profissionais da educação no grupo prioritário. “Como os estados do Espírito Santo, Paraná e também Distrito Federal e que sirva de exemplo para outros governadores diante da total omissão do nosso Governo Federal e da situação calamitosa da educação em nosso país. Aguardaremos também um cronograma para a vacinação desses profissionais abaixo de 47 anos.”

Ricardo Patroni pontuou a importância de ações da Câmara Municipal para que essa medida fosse adotada. “Eu tive o prazer de protocolar presencialmente no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo um ofício com essa reivindicação junto ao ex-chefe da Casa Civil, senhor Carlos Takahashi, e também o encaminhamento de uma moção de apelo subscrita pelos colegas vereadores desta Casa de Leis ao governador e também ao secretário Estadual de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn.”

Sobre o Requerimento nº 157/2021 que solicita informações sobre o Centro de Formação Profissional “Irpo Perondi”, o vereador disse que o órgão presta um serviço de altíssima qualidade. “É um equipamento público vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do nosso município que, através de importantes parcerias, principalmente com o sistema S, proporciona cursos e atividades profissionais gratuitas a nossa população.”

O questionamento do requerimento é para saber como está o andamento das parcerias e os cursos e programas que devem ser implementados nos próximos meses, assim como buscar informações sobre o sistema de ensino, se será de forma presencial ou à distância, e se há bolsas a serem disponibilizadas aos munícipes.

Já o Requerimento nº 158/2021 solicita informações à secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen da Silva, sobre a ampliação do programa Via Rápida em Porto Ferreira. “Esse programa também oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrirem seus próprios negócios.”

Segundo o parlamentar, recentemente foi lançado um programa de bolsas de estudo no valor de R$ 210 para os estudantes que satisfaçam alguns critérios. “Atualmente estão disponíveis para o nosso município 70 vagas em três cursos à distância sendo eles Recepção e Atendimento, 20 vagas no período da tarde com carga horária de 60 horas; Assistente Administrativo, 20 vagas no período da tarde também carga horária de 60 horas; e Orientador de Turismo Local, 30 vagas também no período da tarde com carga horária de 100 horas”, informou.

Os munícipes que participarem desses cursos têm a possibilidade de obter a bolsa de estudo. “Diante dessas possibilidades e considerando a alta demanda que temos em nosso município, esse requerimento solicita uma ampliação do programa Via Rápida em Porto Ferreira a fim de oferecer uma maior quantidade de cursos e de bolsas de estudos a nossa população”, pediu o vereador.

Para finalizar, Ricardo Patroni também informou que abrirão as inscrições para estágio de Ensino Superior na Prefeitura Municipal. “Há uma vaga para estudantes de Marketing, Publicidade e Propaganda ou Jornalismo, outra vaga para estudante de Engenharia Civil ou Arquitetura e mais uma vaga para estudante de Direito.” Os interessados poderão se cadastrar no site do CIEE.