Priscila Franco

Publicado em: 14/04/2021 16:00

Vereadora Priscila Franco durante a leitura de sua moção

Moção homenageia Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

De autoria da vereadora Priscila Franco, moção foi de apoio às ações de conscientização da APAE

Na 12ª Sessão Ordinária, os vereadores da Câmara Municipal de Porto Ferreira votaram e aprovaram a Moção de Apoio nº 11/2021, de autoria da vereadora Priscila Franco (PSDB), endereçada à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Porto Ferreira).

A moção destina-se a ratificar o apoio do Poder Legislativo nos trabalhos desenvolvidos pela APAE a fim de conscientizar e lutar contra o preconceito às pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi comemorado no dia 02 de abril e por isso a moção foi apresentada. “A data, mundialmente reconhecida, serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo”, declarou Priscila Franco em sua moção.

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

A Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo em 18 de dezembro de 2007 como forma de alertar a sociedade e os governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e espalhar esclarecimentos sobre o transtorno a todos.

A data é celebrada com palestras e eventos por todo país de forma a ajudar na conscientização e informação da população sobre o que é o autismo e como lidar com a doença. A cor azul, que simboliza o autismo, é iluminada em pontos turísticos pelo país.

O autismo tem diferentes níveis em seu espectro sendo, normalmente, diagnosticado na infância. No entanto, o transtorno se mantém até a idade adulta podendo causar fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, sendo único para cada indivíduo.