Élcio Arruda

Publicado em: 19/05/2021 14:00

Na 17ª Sessão Ordinária, vereador Élcio Arruda discursa sobre requerimento

Requerimento solicita criação de canil e gatil no município

Vereador Élcio Arruda fez a matéria solicitando informação sobre o Centro de Zoonoses

Na sessão ordinária realizada na segunda-feira (17/05), o vereador Élcio Arruda (MDB) apresentou o Requerimento nº 252/2021 solicitando informações quanto à demanda dos serviços do Centro de Zoonoses do município de Porto Ferreira.

Sobre o assunto o parlamentar falou na discussão da matéria. “Mais uma vez uma matéria de importante relevância para nossa população, para a causa animal do nosso município. No último ano, destinei uma emenda para mutirão de castração em que foram castrados quase 400 animais em no nosso município, além de realizada a microchipagem para identificar esses animais.”

Élcio Arruda destinou uma nova emenda para que seja realizado novo mutirão de castração neste ano. “Sabemos que principalmente famílias de baixa renda não tem condições de fazer a castração do seu animal e também para evitarmos que esses animais se proliferem ainda mais no nosso município”, pontuou.

A causa animal é um assunto que deve ser pautado pelos agentes políticos, segundo o vereador. “Infelizmente, algumas pessoas ainda insistem em pegar o animal e abandonar nas ruas. Nós, como vereadores, como agente público, devemos também fazer a nossa parte para que consigamos ao menos amenizar esse sofrimento dos animais no nosso município.”

Outro recurso destinado pelo vereador à causa animal será para a aquisição de um veículo. “Para que seja utilizado pelo Centro de Zoonoses para socorro de animais, para caso algum animal precise de um curativo. Temos colaborado, não só eu, mas vários dos senhores também, com emendas para que a gente possa auxiliar o Centro de Zoonoses e também a Prefeitura Municipal.”

O parlamentar agradeceu ao prefeito Rômulo Rippa por ter participado do mutirão. “Ele esteve me acompanhando lá. As pessoas ficaram muito felizes em poderem castrar o seu animal. Eu também pergunto nesse requerimento sobre um possível canil e gatil. Sabemos que não é barato, é caro para o município, mas esperamos que, aos poucos, consigamos implantar mais esse serviço, esse benefício para nossa cidade”, concluiu Élcio Arruda.

A vereadora Luciane Lourenço (PSD) também comentou o requerimento. “Parabéns vereador Élcio Arruda pela matéria, eu gostaria de subscrever o seu requerimento, inclusive até ia apresentar um requerimento parecido e soube que o senhor já iria apresentar.”

Luciane Lourenço ainda parabenizou o vereador por sua emenda. “Também tenho compromisso de destinar a emenda para o Centro de Zoonoses e queria falar que eu tenho um grupo de defensores da causa animal e, quando tiver uma reunião, gostaria de convidar o vereador Élcio Arruda e todos os demais vereadores para participarem.”

Com a pandemia, houve um aumento no número de abandonos e maus-tratos. “Eu sei que tem muitas protetoras, inclusive eu como defensora, que não é a favor de um canil, porém está inevitável e nós precisamos de um local para colocar esses animais. Parabéns pela matéria eu vou subscrever com o senhor”, finalizou Luciane Lourenço.

O requerimento foi aprovado por todos os vereadores e será encaminhado para a resposta do Executivo Municipal dentro do prazo regimental.