Projeto que autoriza contratação de médicos plantonista é aprovado

Publicado em: 02/06/2021 11:30

Vereadores reunidos antes da sessão para discutir sobre a votação do projeto

Projeto que autoriza contratação de médicos plantonista é aprovado

Médicos atuarão no Gripário que foi aberto para atender pacientes com suspeita de COVID-19

Os vereadores da Câmara Municipal de Porto Ferreira votaram e aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 18/2021, que altera dispositivo da Lei Municipal nº 3.447, de 30 de maio de 2018, que regula o regime de contratação temporária no município de Porto Ferreira, com base no artigo 37, IX da Constituição Federal, na sessão da última segunda-feira (31/05) .

A alteração objetiva a contratação temporária de médicos plantonistas para atuarem no Gripário, aberto na segunda-feira, de forma a possibilitar o atendimento dos munícipes que estiverem com sintomas da COVID-19.

O projeto entrou para a tramitação na última quinta-feira (27/05) e, por ser em caráter de urgência, foi encaminhado imediatamente às Comissões de Justiça e Redação, Finanças e Orçamento e Saúde. Os vereadores se reuniram antes da sessão e concordaram em votar o projeto por conta de seu caráter emergencial e de extrema importância para o munícipio diante da atual situação da COVID-19.

Na discussão do projeto, os parlamentares se manifestaram sobre a votação. O primeiro a discursar foi o vereador Sérgio de Oliveira (DEM). “Esta Câmara Municipal, por muitas vezes, solicitou ao Poder Executivo que fosse implementado esse Gripário e, com certeza, trará muitos benefícios à nossa população, principalmente por conta do aumento do número de pessoas infectadas em nosso município.”

O mês de maio registrou o maior número de pessoas infectadas e mortas por COVID-19 desde o início da pandemia. “E as pessoas faziam o uso do pronto-socorro quando estavam com sintomas. Ficamos sabendo que muitos munícipes deixavam de procurar atendimento no pronto-socorro quando tinham algum outro motivo por medo do contato com pessoas contaminadas ou com suspeita de COVID-19”, detalhou o parlamentar.

O vereador Pedro Melo (PSL) ressaltou também a importância de separar os atendimentos de COVID-19 das outras enfermidades. “Eu batalhei para levar ao conhecimento das autoridades médicas que faziam parte do comitê e também do prefeito municipal para que nós pudéssemos separar aquilo que chamamos de doença infecciosa com alto grau de contaminação afastando dos outros atendimentos em pronto-socorro.”

“Hoje eu parabenizo o prefeito municipal e a sua administração em saúde por trazer à população mais humilde dessa cidade um atendimento mais adequado. O atendimento inicial desse paciente, o acolhimento e o acompanhamento feito pela Vigilância Epidemiológica, que eu acredito que será feito, são muito importantes. E os possíveis defeitos do início, eu peço a população para ter um pouco de paciência”, declarou o parlamentar.

O líder do prefeito, vereador Marcelo Ozelim (Progressistas), parabenizou em sua fala o prefeito e todos os funcionários que estão na linha de frente da COVID-19. “Eu não esperava atitude diferente dessa Casa de Leis, de cada vereador que representa a população de Porto Ferreira. É um ato de amor ao próximo a aprovação desse projeto e eu gostaria, de mais uma vez, agradecer a cada um dos vereadores aqui que tem se empenhado tanto nesse momento de pandemia.”

Para o vereador João Lázaro (PSDB), a população ansiava pelo Gripário. “Estamos empenhados em fazer o melhor para a nossa população mais uma vez. Parabenizo o prefeito por ter ouvido a nossa população e eu fico feliz de aprovar esse projeto e de dar condições para a contratação de médico porque era um clamor, um pedido da população.”

Élcio Arruda (MDB) pontuou ser o projeto de grande relevância, assim como a abertura do Gripário. “Ficamos muito felizes de estar aprovando esse projeto. É muito importante ter um local fora do pronto-socorro, evitando-se aglomerações, novas contaminações. É bom para os funcionários, para o pronto-socorro.”

Outro vereador que falou na discussão do projeto foi Renato Rosa (Republicanos). “Chegou em uma hora propícia porque o que estamos vendo são famílias inteiras enlutados perdendo seus entes queridos para esse vírus. Diariamente, dezenas de pessoas procuram socorro na Farmácia Municipal, mesmo pessoas já positivadas vão até a farmácia e também em outros pontos de atendimento.”

Com o Gripário, Renato Rosa disse que haverá uma centralização de todos esses atendimentos, inclusive com o paciente saindo com o medicamento. “É um ponto exclusivo de atendimento para pessoas com síndroma gripal ou suspeitas de COVID. O paciente não precisará mais transitar pela farmácia, ele já irá sair com medicamentos e iniciará o seu isolamento para resguardar a sua vida, a família e os demais munícipes.”

Finalizando as discussões, o presidente da Câmara, vereador Alan João (PSD) destacou a iniciativa do prefeito Rômulo Rippa. “Eu já havia feito alguns comentários aqui na Câmara em relação ao Gripário. O prefeito atendeu a demanda da população de Porto Ferreira vindo de encontro a situação emergencial que a cidade vive.”

O presidente ressaltou a participação e o envolvimento dos vereadores. “Desde janeiro nós discutimos isso com o prefeito. Cada colega, dentro de seu segmento e da sua forma, com matérias oficiais ou com conversas oficiais com o prefeito. Quero parabenizar cada um dos colegas, as comissões que fizeram parecer já hoje para que pudéssemos apreciar o projeto na data de hoje”, concluiu Alan João.