Acolhimento de moradores em situação de rua é acompanhado por vereadores

Publicado em: 15/06/2021 15:30

Vereadores junto à equipe que atua no alojamento provisório de acolhimento aos moradores em situação de rua e a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania

Acolhimento de moradores em situação de rua é acompanhado por vereadores

Parlamentares estiveram no ginásio onde foi instalado o alojamento provisório na última quinta-feira

A Câmara Municipal de Porto Ferreira, representada pelo seu presidente, vereador Alan João (PSD), e pelos vereadores João Lázaro (PSDB), Sérgio de Oliveira (DEM) e Ricardo Patroni (PSD), esteve na noite de quinta-feira (10/06) no Ginásio Sylvio Marques Filho onde foi instalado o alojamento provisório para receber moradores em situação de rua.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania que objetiva acolher os moradores em situação de rua durante três meses de baixas temperaturas e teve seu início em 31 de maio e deve ir até início de setembro.

Os vereadores foram recepcionados pela secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Mileni Arantes, que explicou todo o funcionamento da acolhida. Aos moradores é oferecido cuidados básicos de higiene por meio de kit de higiene pessoal e banho, marmitex e kit de café da manhã, roupas, agasalhos e cama para que possam passar a noite no local.

O recebimento desses moradores é feito a partir das 19h se estendendo até 20h30. Diariamente, cerca de dez moradores em situação de rua vão até o local. O município conta, atualmente, com aproximadamente 30 moradores nesta situação.

O projeto é realizado há três anos e conta com uma equipe especializada para o atendimento e acolhimento desses moradores. Fazem parte da equipe a assessora técnica, Mariana Saragon, a chefe da Proteção Social Especial, Jussara Marques Taborda da Silva, responsáveis pelo setor de Compras/Financeiro, Sandra Massa, Thiago Correa e Ana Júlia Batista e responsável pelo RH, Renata Rosa Varisi.

Também auxiliam no atendimento a equipe técnica do CREAS, Fernanda Aparecida da Silva, que é coordenadora e assistente social, Paloma Barbosa da Costa, assistente social, Keyla Cristine Paiva Botelho, assistente social, Sarah de Lima da Silva Costa, assistente social, Amárilis Carla Ferraz, psicóloga, Joseane Angelucci, psicóloga, e Cláudia Roberta Pereira, orientadora social.

As equipes técnicas do CRAS Anésia e do CRAS Centenário dão suporte nos atendimentos e conta com as assistentes sociais Ana Carolina Gallego Rocha, Patrícia Cabral Longo, Daniela Maria Freire dos Santos e Maurícia Helena Marangoni. A enfermeira Cátia Thomaz também participa do acolhimento.

Marisa Nepomuceno Baldin, Sonia Maria Oliveira, Maria Regina de Freitas, Luísa Sampaio de Oliveira e Terezinha Aparecida Alves Correa fazem parte da equipe de apoio que conta também com Underlei Soares da Silva no controle de acesso e com os motoristas Régis Combinato, Carlos Alberto Tobias, Maurício Boveloni, Renan Barbosa Gomes de Azevedo e Everson Toldo.

No dia 3 de junho, as vereadoras Luciane Lourenço (PSD) e Priscila Franco (PSDB) também visitaram o ginásio e acompanharam o trabalho de acolhimento realizado no local.