Luciane Lourenço

Requerimento objetiva levantar dados sobre violência contra a mulher

Publicado em: 18/06/2021 09:30

Whatsapp

 

Vereadora Luciane Lourenço discursa sobre o requerimento

Requerimento objetiva levantar dados sobre violência contra a mulher

Vereadoras Luciane Lourenço e Priscila Franco são autoras do requerimento

Na 21ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (14/06), a vereadora Luciane Lourenço (PSD) apresentou o Requerimento nº 302/2021 solicitando informações sobre o quantitativo de Boletins de Ocorrência registrados no município relacionados à violência contra as mulheres.

O requerimento foi feito junto com a vereadora Priscila Franco (PSDB). “Somos nós duas que estamos buscando isso. Nós estamos levantando alguns dados, eu e a vereadora Priscila, e também informações porque a gente tem um grande desejo de trazer uma Delegacia da Mulher para Porto Ferreira”, declarou Luciane Lourenço na discussão da matéria.

As vereadoras buscam dados para fundamentar a solicitação da Delegacia. “Nós estamos solicitando alguns dados e estamos procurando meios de como isso pode ocorrer, inclusive, no dia 21 de junho, nós teremos uma reunião com o senhor prefeito Leonardo Spiga Real de Tambaú e a vereadora Eleonora Meirelles.”

Com a pandemia, houve um aumento no número de violência doméstica. “Notamos que, não só na nossa cidade, a pandemia fez aumentar muito a violência doméstica. Juntas, eu e a Priscila, nós vamos lutar e se possível trazer esta Delegacia da Mulher para Porto Ferreira”, finalizou Luciane Lourenço.

O vereador Élcio Arruda (MDB) parabenizou as vereadoras pela propositura. “Essa é uma preocupação de todos, a violência doméstica contra a mulher é inadmissível e essa proposta da Delegacia da Mulher já vem sendo debatida e apresentada”, salientou afirmando que o prefeito Rômulo Rippa e o ex-vereador Gilson Strozzi já tentaram viabilizar a vinda da Delegacia.

O presidente da Câmara, vereador Alan João (PSD), também parabenizou as vereadoras pela iniciativa. “Vou subscrever o requerimento e, como o vereador Élcio mencionou, matéria de suma importância, requerimento de relevância no município. Nós sabemos que outros municípios do mesmo tamanho de Porto Ferreira já possuem a Delegacia da Mulher e Porto Ferreira ainda não.”

Quanto às articulações anteriores para trazer a Delegacia da Mulher até Porto Ferreira, Alan João citou que também já tentou a viabilização. “Eu já cheguei a entregar em mãos para o ex-governador Márcio França um requerimento solicitando a Delegacia da Mulher aqui em Porto Ferreira. Depois, concomitante a isso, fizemos uma agenda com o deputado estadual Caio França também neste sentido que foi extensiva a Assembleia Legislativa.”

A agenda em Tambaú, citada por Luciane Lourenço e que terá a participação do presidente da Câmara, será importante para esse objetivo, segundo Alan João. “Eu aceitei o convite para que possamos ampliar essa pauta e trazer outras lideranças que nos apoie. O requerimento será muito bom no sentido de que a Delegacia aqui de Porto Ferreira vai poder colocar os dados oficiais dos procedimentos”, pontuou.

Para finalizar, o presidente da Câmara salientou o aumento da violência doméstica contra mulheres durante a pandemia. “Em conversa informal com o delegado Dr. Eduardo, no ano passado, nós comentamos como aumentou o número de violência doméstica no período de pandemia, não só aqui em Porto Ferreira, mas em âmbito nacional”, comentou.

“É uma tristeza ter que falar uma notícia dessas e por isso que a matéria é importante e vem de encontro com a necessidade de nossa sociedade, uma sociedade que tem se tornado violenta e praticado muito discurso de ódio, não só em redes sociais, mas colocado isso no dia a dia, o que é péssimo para o país”, concluiu Alan João.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e será encaminhado aos órgãos competentes para as respostas aos questionamentos das vereadoras.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira