Projeto substitutivo com alterações no Código de Obras é aprovado

Publicado em: 26/07/2021 14:00

Projeto substitutivo com alterações no Código de Obras é aprovado

Comissões propuseram projeto com alterações solicitadas por munícipes

Na 26ª Sessão Ordinária realizada na segunda-feira (19/07), os vereadores da Câmara Municipal de Porto Ferreira aprovaram o Projeto de Lei Complementar Substitutivo nº 02/2021, das Comissões de Justiça e Redação, Finanças e Orçamento e Obras e Serviços Públicos.

O projeto substituiu o Projeto de Lei Complementar nº 06/2021, do Executivo Municipal, que cria e altera dispositivos normativos da Lei Complementar nº 232, de 15 de dezembro de 2020, que versa sobre o Código de Obras do Município de Porto Ferreira.

Até a aprovação, o projeto foi amplamente discutido dentro do Poder Legislativo com a participação dos munícipes por meio de audiência pública realizada, além da apresentação de propostas de alterações enviadas por cidadãos sendo algumas acolhidas pelos parlamentares e inclusas no projeto substitutivo.

Foram duas discussões para a aprovação e, em ambas, o projeto foi aprovado por unanimidade. Na primeira discussão, o vereador Ricardo Patroni (PSD) comentou sobre a elaboração do projeto substitutivo. “Gostaria de parabenizar o prefeito Rômulo Rippa, o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Louzada e toda a equipe técnica da Prefeitura Municipal de Porto Ferreira.”

Além de parabenizar o Executivo Municipal, o parlamentar também agradeceu o trabalho do Legislativo Municipal. “As Comissões de Justiça e Redação, Finanças e Orçamento e Obras e Serviços Públicos parabenizando, também, a nossa procuradoria, toda equipe da Câmara Municipal de Porto Ferreira, a todos pelo pronto atendimento das demandas e propostas de alterações do nosso Código de Obras.”

Muitas das alterações foram propostas por engenheiros e arquitetos do município. “Esses profissionais que lidam no dia a dia com essa legislação para aprovar seus projetos junto à Prefeitura, auxiliando no desenvolvimento urbano do nosso município, criando empreendimentos e na geração de emprego e renda”, salientou Ricardo Patroni.

Com a aprovação das alterações, há um importante avanço na desburocratização. “Inúmeros pontos do antigo projeto foram alterados em consonância com legislações estaduais e federais, o que contribuirá e muito com todos esses profissionais de nossa cidade.”

Os engenheiros e arquitetos que participaram propondo alterações parabenizaram os vereadores pelas mudanças. “Conversando com eles, eles parabenizaram o vereador Sérgio e toda a equipe das comissões. Eles estão bastante satisfeitos com todas as propostas de alterações que entraram aqui na Câmara Municipal para votação. É um projeto bastante complexo, bastante completo e que proporcionará ferramentas necessárias para que esses profissionais continuem desenvolvendo projetos com grande eficiência”, concluiu Ricardo Patroni.

O vereador Sérgio de Oliveira (DEM) também falou sobre o projeto. “Eu venho agradecer a todos engenheiros e a todos os munícipes que puderam nos enviar as sugestões para que pudéssemos fazer esse projeto de lei substitutivo que muito vai ajudar a desburocratizar para fazer suas construções a partir deste momento.”

O parlamentar destacou a contribuição do presidente da Câmara. “Parabenizar também e agradecer ao presidente da Câmara, vereador Alan João Orlando, que no dia da audiência pública estendeu o prazo para os engenheiros enviassem sugestões para que pudéssemos confeccionar esse projeto de lei substitutivo”, afirmou Sérgio de Oliveira.

“Como o vereador Ricardo disse, é um projeto bastante complexo, muito técnico e hoje se tornou realidade. Quero agradecer ao Dr. Gustavo de Freitas, assessor legislativo, também ao Rodrigo Louzada, ao Marcos que participaram da reunião a poucos dias na Prefeitura nos auxiliando na confecção desse projeto substitutivo”, agradeceu o vereador.

Sérgio de Oliveira comentou que houve um compromisso do prefeito com o projeto. “Quando o projeto complementar deu entrada aqui trazendo alterações no Código de Obra, nós o procuramos dizendo que os engenheiros precisavam que fossem alterados outros artigos e ele assumiu esse compromisso conosco.”

A administração municipal mostrou interesse que o projeto pudesse contemplar os pedidos dos engenheiros e arquitetos. “Hoje esse projeto é uma realidade, sendo votado agora e, antes do recesso, já estará aprovado, virando uma lei para que as pessoas possam usufruir disso. Então parabéns a todas as pessoas envolvidas e muito obrigado”, finalizou Sérgio de Oliveira.

As alterações podem ser conferidas por meio da promulgação da Lei Complementar nº 246, de 20 de julho de 2021.