Geral

Revitalização da antiga Estação Ferroviária e nova sede do Museu Histórico são entregues

Publicado em: 28/07/2021 10:30

Vereadores, prefeito, representantes do Executivo e família do homenageado durante o descerramento da placa oficializando a entrega da revitalização

Com participação dos vereadores, cerimônia apresenta a conclusão das obras

Na manhã de domingo (25/07), a revitalização da antiga Estação Ferroviária e a nova sede do Museu Histórico Professor Flávio da Silva Oliveira foram entregues com a presença do prefeito Rômulo Rippa e dos vereadores representando a Câmara Municipal de Porto Ferreira.

Estavam presentes o presidente da Câmara, vereador Alan João (PSD), e os vereadores Marcelo Ozelim (Progressistas), Priscila Franco (PSDB), Luciane Lourenço (PSD), Renato Rosa (Republicanos), Ricardo Patroni (PSD) e Pedro Melo (PSL).

Pelo Executivo, além do prefeito, a cerimônia contou com a participação da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Bianca Carandina Rippa, os secretários da Cultura e Economia Criativa, Régis Beretta, e de Obras e Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Louzada, e o chefe da Seção de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural, Vinícius Carlos da Silva. A família do homenageado também estava presente.

A revitalização contou com pintura externa e interna, novos pisos e telhados, forro, recuperação de parte do piso de madeira e cerâmica, além da substituição de toda a rede elétrica e da instalação de um sistema de monitoramento por câmeras de vídeo.

Os investimentos para a revitalização vieram de articulação do Executivo Municipal junto ao Governo do Estado. O município investiu R$ 1,1 milhão sendo que desses R$ 700 mil vieram do Governo do Estado por meio do trabalho do ex-deputado estadual e atual secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e o restando foi investimento municipal.

Homenageado Flávio da Silva Oliveira

O professor Flávio da Silva Oliveira, homenageado com o seu nome no Museu Histórico, nasceu em Porto Ferreira em 23 de julho de 1916. Em 1939, ingressou no Centro do Professorado Paulista onde chegou ao cargo de diretor geral administrativo, se aposentando em 1970.

Foi o fundador do Museu Histórico e Pedagógico Professor Lourenço Filho e seu diretor “ad honorem” desde a fundação em 1979. Flávio da Silva Oliveira foi vereador em 1963, sendo o mais votado na eleição, e, depois, reeleito em 1968.

Responsável pela coluna “Histórias e Estórias de Porto Ferreira” no jornal O Ferreirense onde contava histórias sobre o nascimento e desenvolvimento do município. Ele também colaborou com o Jornal do Porto redigindo editorias durante algum tempo.

Faleceu em 1982 e, logo em seguida, o prefeito à época, Dorival Braga, determinou que o Museu passasse a se chamar Flávio da Silva Oliveira permanecendo até hoje em sua nova sede.

Com fotos e informações da Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura Municipal de Porto Ferreira