Élcio Arruda

Publicado em: 25/11/2021 16:00

Na sessão, vereador Élcio Arruda fala sobre seu requerimento

Vereador pede informações sobre mutirão para castrações de animais

Élcio Arruda destinou parte de sua emenda para a realização do mutirão neste ano

O Requerimento nº 508/2021, de autoria do vereador Élcio Arruda (MDB), foi apresentado na última sessão realizada na segunda-feira (22/11). A matéria solicita informações sobre a previsão da realização, forma de implementação e estatísticas relacionadas às demandas do mutirão para castrações de animais.

O parlamentar comentou sobre a solicitação de informação. “Nos últimos anos, eu venho destinando emendas para a causa animal, principalmente para mutirões de castrações, assim como veículos para o Centro de Zoonoses e, desta vez, não foi diferente”, iniciou.

Em 2020, Élcio Arruda destinou parte de sua emenda para que seja realizado um novo mutirão de castração. “E eu aguardo a resposta desse requerimento para ver quando ocorrerá. O do ano passado fez mais de 300 castrações por meio de uma emenda de minha autoria”, detalhou.

O mutirão castrou cães e gatos, principalmente de famílias de baixa renda do município. “Com a castração, evitamos a proliferação de animais em situação de rua, além de maus-tratos e animais abandonados, é uma questão de saúde pública e, graças ao trabalho realizado pela Secretaria de Saúde e agora também a Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria, esses problemas vêm sendo amenizado.”

Élcio Arruda destacou a colaboração da Câmara Municipal perante à causa animal. “Nós temos colaborado nessa Casa de Leis para que consigamos não zerar porque sabemos que é muito difícil, mas pelo menos amenizar os abandonos de animais na nossa cidade e aumentar a quantidade de animais castrados.”

Buscando obter informação sobre a previsão do próximo mutirão, o vereador pretende repassar esses dados à população. “Para que a população também colabore e vá fazer o cadastro. No último ano, importante ressaltar, muitas pessoas fizeram o cadastro e não compareceram para fazer a castração e acabaram tirando lugar de algumas pessoas que estavam interessadas”, pontuou.

Para finalizar, ele ressaltou a importância do mutirão. “É muito importante que a pessoa faça o cadastro. Eu não sei como que será o esquema esse ano, mas que a pessoa compareça no dia para castrar o seu animal para que essa vaga não seja perdida e acabe perdendo também os recursos que foram destinados para fazer essa quantidade de castração no município”, concluiu.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e será encaminhado para a resposta do Executivo Municipal.