Sérgio de Oliveira

Requerimento propõe vacinação nos bairros para atingir os faltosos da segunda dose

Publicado em: 26/11/2021 16:00

Vereador Sérgio de Oliveira apresenta seu requerimento

Vereador Sérgio de Oliveira disse ter um alto número de pessoas que não completaram o ciclo vacinal

Na 43ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (22/11), o vereador Sérgio de Oliveira (DEM) apresentou o Requerimento nº 509/2021 solicitando informações sobre a possibilidade de a Secretaria de Saúde disponibilizar uma equipe de vacinação para ir até as residências das pessoas que ainda não puderam ser vacinadas contra a COVID-19.

Sérgio de Oliveira contou, na discussão do requerimento, que esta matéria vem a complementar um requerimento anterior em que questionava a quantidade de pessoas que não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a COVID-19. “Confesso que eu fiquei um pouco assustado de ver o número elevado de pessoas, são mais de quatro mil, que não compareceram para receber a segunda dose.”

O surgimento de uma nova onda de contaminações no exterior também preocupa o vereador. “Países onde não houve um grande número de pessoas interessadas em tomar vacina, a quinta onda da doença está os assolando. Hoje, nós acompanhamos que a Áustria e alguns outros países já decretaram lockdown a quem não tomou a vacina.”

Com a chegada das festividades em dezembro, Sérgio de Oliveira disse temer que os casos voltem a aumentar no país. “Não só em nossa cidade, como no nosso país. Está comprovado que a pessoa quando não toma as duas doses, ela não tem a sua imunização completa. Agora foi autorizado a tomar a terceira dose de reforço. Se a pessoa não tomou nem a segunda dose, essa pessoa pode contrair a doença e passar para outras pessoas”, detalhou.

O vereador citou o exemplo de São João da Boa Vista como uma forma de levar as vacinas até às pessoas. “O prefeito disponibilizou uma das equipes que estavam fazendo a vacinação nos postos de saúde da cidade para ir até os bairros para vacinar esse pessoal. Infelizmente, as pessoas acham que, como a situação melhorou, a doença foi embora, que nós não temos mais a doença aqui na cidade, em nosso país e começaram a relaxar com as medidas preventivas.”

Levar a vacinação até os bairros seria uma forma de atingir os faltosos. “Nós não podemos deixar que venha mais uma onda dessa doença para assolar o nosso país. Então, estou pedindo para o Poder Executivo viabilizar uma equipe para ir cada dia da semana em um bairro e vacinar esse pessoal que não compareceu para tomar a segunda dose. Espero que em breve possamos receber uma boa notícia e o mais rápido possível imunizar essas pessoas faltosas”, concluiu Sérgio de Oliveira.

O vereador Renato Rosa (Republicanos) afirmou ser uma matéria muito importante. “Eu gostaria de subscrevê-la e gostaria de falar que não é hora de baixar a guarda. Está aí o exemplo do que está acontecendo na Europa e hoje, no Brasil, estamos bem avançados com a vacinação, então não podemos descuidar e ter esse desleixo de parte do povo que não voltou para segunda dose.”

Ele reforçou o fato de estarmos próximos das festividades de final de ano. “E depois tem o carnaval e esse povo que não tomou a segunda dose só irá voltar para tomar depois do carnaval. E aí a situação vai ficar complicada. Precisa tomar providência, ir nos bairros como já foi feito em outras campanhas de vacinação e usar todos os meios de comunicação para alertar a população”, pontuou.

Quem também parabenizou Sérgio de Oliveira pela matéria foi o vereador João Lázaro (PSDB). “Realmente, se faz necessário montar uma frente de trabalho para vacinar essas pessoas que ainda não foram vacinadas. Logo nós teremos o carnaval com grandes aglomerações de pessoas e quero deixar bem claro aqui que sou contra o carnaval em respeito a todas as vítimas que nós tivemos na pandemia”, salientou o parlamentar.

Finalizando a discussão do requerimento, o presidente da Câmara, vereador Alan João (PSD), parabenizou o vereador Sérgio pelo requerimento. “Com certeza, é preocupante esse aumento de casos porque várias questões que aconteceram na Europa, no período em pandemia, depois aconteceram aqui na América Latina. Por um lado, a vacinação aqui teve um início desastroso, por outro, a população brasileira está mais acostumada a frequentar as campanhas de vacinação e por isso tivemos números altíssimos de quem foi se vacinar com a primeira dose.”

O problema, segundo o presidente, é as pessoas que ainda não completaram o ciclo vacinal. “A pessoa pensa que porque já tomou uma dose está um pouco imunizada, mas não completa o ciclo da imunização e isso é grave porque a gente tem uma falsa tranquilidade de que está todo mundo vacinado, mas há pessoas que não completaram esse ciclo de vacinação.”

Outro ponto citado por Alan João foi a questão da vacinação obrigatória. “Eu fiz uma enquete nas redes sociais quanto à vacinação obrigatória e 92% das pessoas que responderam são a favor. É um número bastante significativo e são pessoas de todas as faixas etárias. Isso demonstra que aqueles que tentaram minar a campanha de vacinação precisam hoje se esconder ou mudar o discurso porque perceberam que uma parcela significativa da sociedade é a favor da vacinação”, afirmou.

“Então acho que a Secretaria de Saúde já deve estudar e criar essa campanha de vacinação, além de criar mais ferramentas de divulgação para que as pessoas tomem essa segunda dose e tomem também a terceira, que é a dose de reforço, para poder encerrar o ciclo de forma segura”, finalizou a discussão do requerimento.

A matéria foi aprovada por unanimidade e será encaminhada para a resposta do Executivo Municipal dentro do prazo regimental.