Sérgio de Oliveira

Publicado em: 22/12/2021 11:30

Na tribuna, vereador Sérgio de Oliveira comenta sobre a resposta

Resposta de requerimento atende pedido de vereador para vacinação nos bairros

Vereador Sérgio de Oliveira solicitou a vacinação contra à COVID nos bairros e resposta foi positiva

O vereador Sérgio de Oliveira (DEM) apresentou, na sessão ordinária do dia 22 de novembro, o Requerimento nº 509/2021 solicitando informações sobre a possibilidade de a Secretaria de Saúde disponibilizar uma equipe de vacinação para ir até as residências das pessoas que ainda não puderam ser vacinadas contra à COVID-19.

Na última segunda-feira (20/12), deu entrada na sessão a resposta ao seu requerimento. Sobre o assunto, o parlamentar falou na palavra livre final. “Eu gostaria de trazer para vocês a resposta de um requerimento que eu fiz há poucos dias referente à vacinação e é uma resposta positiva que eu tenho certeza que vai ajudar muito a nossa população.”

O objetivo do requerimento era diminuir o número de faltosos tanto da segunda quanto da dose de reforço da vacina. “Perguntei se existia a possibilidade de a Secretaria de Saúde disponibilizar uma das equipes que atuam hoje nos locais de vacinação para ir até as residências dessas pessoas”, questionou Sérgio de Oliveira.

A resposta da secretária de Saúde, Vera Visolli, veio positiva. “O Poder Executivo respondeu que, primeiramente, cumpre informar que o município tem adotado como estratégia, além da divulgação maciça na internet, ligações e envio de mensagens via aplicativo do WhatsApp para as pessoas faltosas sendo que tem obtido um bom resultado.”

No entanto, a partir do requerimento, a Secretaria adotará também a nova estratégia. “A sugestão do nobre Edil é muito bem-vinda e estaremos disponibilizando uma equipe volante da Vigilância Epidemiológica para a vacinação nos bairros dos faltosos três vezes por semana”, leu a resposta o vereador.

“Então gostaria de agradecer, gostaria que o Dr. Gustavo (assessor para assuntos legislativos) levasse essa mensagem ao prefeito e a secretária de Saúde e agradeça por ter atendido a esse pedido nosso. No dia que eu fiz o requerimento, vários vereadores subiram aqui para apoiar nossa ideia e praticamente todos subscreveram a matéria”, declarou Sérgio de Oliveira.

O requerimento, segundo o parlamentar, é muito importante. “Gostaria de agradecer o Poder Executivo em nome de toda a população ferreirense e dizer que isso será muito importante para a nossa cidade e, como eu disse, muitas pessoas acabam não retornando para tomar a segunda dose, para tomar a dose de reforço e isso pode fazer com que elas venham se contaminar e tragam contaminação para outras pessoas de nossa cidade também”, finalizou o vereador.

Sobre a vacinação contra à COVID-19

A Prefeitura Municipal de Porto Ferreira divulga, diariamente, em suas redes sociais e site, as informações referentes à vacinação do dia seguinte, informando os locais e horário da vacinação, assim com as vacinas disponíveis para cada dose e os plantões especiais voltados a atender toda população.

Atualmente, é elegível para tomar a primeira dose da vacina pessoas acima dos 12 anos. A segunda dose deverá seguir a data da carteirinha de vacinação, seguindo o calendário da vacina aplicada.

Já a dose de reforço está sendo aplicada em todo o público acima de 18 anos que tomou a segunda dose há mais de quatro meses, sendo que os imunossuprimidos podem tomar a partir de 28 dias após a segunda dose, desde que com receita médica. Também está sendo aplicada a dose adicional para quem tomou a vacina da Janssen há mais de dois meses.

Para se vacinar com a primeira dose é necessário apresentar documento de identidade com foto e CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Já nas demais doses, deverá apresentar documento de identidade com foto e CPF e a carteirinha de vacinação da primeira/segunda dose.

Com informações da Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura Municipal de Porto Ferreira