Vereadores aprovam projeto que cria o Programa de Inclusão Racial no município

Publicado em: 01/02/2022 16:00

Vereadores aprovam projeto que cria o Programa de Inclusão Racial no município

Projeto aprovado na última sessão implantará reserva de vagas para negros nos próximos concursos

O Projeto de Lei nº 44/2021, que dispõe sobre a criação do Programa de Inclusão Racial no serviço público municipal, foi aprovado por todos os vereadores presentes, constando a ausência do vereador Renato Rosa (Republicanos), na sessão de segunda-feira (31/01).

Com a aprovação, os próximos concursos públicos para contratação de servidores públicos deverão reservar 20% das vagas aos negros. Poderão concorrer às vagas aqueles que se autodeclaram negros ou pardos no ato de inscrição do concurso, conforme o quesito cor ou raça utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sobre o projeto, o presidente da Câmara Municipal, vereador Alan João (PSD), disse ser de extrema importância. “Não posso deixar de comentar essa matéria. No ano passado, o prefeito me ligou e compartilhou comigo a ideia do projeto de lei, citando a sua relevância.”

O presidente questionou quantos negros estão no serviço público e em cargos estratégicos dentro das empresas do município. “A reflexão é bastante negativa em relação à inclusão racial no Brasil. É uma vergonha, já que o Brasil deve tanto à essa população, em inúmeros aspectos, mas principalmente pelas atrocidades que foram cometidas na época da escravidão contra essa população”, pontuou.

O país foi um dos últimos a abolir à escravidão. “É um tema que deve ser discutido em todas as esferas públicas e Porto Ferreira traz essa discussão tão importante. Quero parabenizar o prefeito Rômulo por mais esse avanço no ordenamento jurídico municipal, tem que criar essa inclusão racial, é necessária e importante e deve ser um compromisso do país com esse segmento”, finalizou Alan João.

A lei entrará em vigor na data de sua publicação, mas não se aplicará aos editais de concurso público vigentes antes de sua publicação.