Gideon dos Santos

Revitalização da Área de Lazer “João Ferreira” é discutida pelos vereadores

Publicado em: 29/03/2019 15:00

Vereador Gideon dos Santos (PSD) discursa sobre a Área de Lazer “João Ferreira”

Revitalização da Área de Lazer “João Ferreira” é discutida pelos vereadores

Vereador Gideon dos Santos (PSD) apresentou requerimento na última sessão pedindo melhorias

A Área de Lazer “João Ferreira” foi tema de discussão durante a 10ª Sessão Ordinária na segunda-feira (25/03). O vereador Gideon dos Santos (PSD) apresentou o Requerimento Nº 86/2019 solicitando informações do prefeito Rômulo Rippa sobre as dependências da área e pedindo para que sejam feitas melhorias, como a construção de um playground.

Em seu requerimento, o vereador relata que foi procurado e questionado por munícipes devido ao abandono do local. “Esse requerimento vem de encontro a uma demanda da população ferreirense. Já fiz um requerimento (Requerimento Nº 536/2017) há dois anos, quando cheguei a essa casa de lei, questionando a manutenção preventiva e a manutenção de melhoras nessa área de lazer e nada foi feito”, discursou o parlamentar na tribuna.

“O local não é muito frequentado por causa do abandono. Precisamos implementar melhorias. Não adianta nós só passarmos a máquina e dar uma ajeitadinha no deque sendo que aquela área está em total abandono”, pontuou Gideon sobre a área de lazer e finalizou dizendo que a população ferreirense, em especial as crianças e os jovens, deve ter locais para eventos culturais e Área de Lazer “João Ferreira” possui um espaço para abrigar esse tipo de evento, mas atualmente está sem condições.

O vereador Francisco Pereira (MDB) usou a palavra na tribuna e disse que também foi procurado por moradores por conta do abandono na área. “Eu também faria um requerimento sobre a área, mas como o vereador Gideon já o fez, eu gostaria de subscrever, pois falarei a quem me procurou que foi tomada providência e estamos lutando pelas melhorias nessa área de lazer”, declarou o parlamentar.

Vereadores debatem sobre melhorias para a área de lazer

Sobre a prática esportiva na área, o vereador Alan João usou o seu discurso para falar sobre o assunto. “Excelente propositura vereador Gideon. Nós já havíamos discutido a respeito d as áreas abertas a questão esportiva e cultural no município e, como você mencionou, ali já existe uma modalidade esportiva (o skate) que utiliza o espaço. Entretanto o espaço não está adequado nem para a modalidade esportiva e tampouco para uso de lazer na ‘João Ferreira’”, informou Alan João.

Como justificativa para o abandono do espaço, o vereador Alan João explicou que o município passou por um momento de grande investimento com os PACs e, ao final desses programas, não conseguiu manter a arrecadação. “As prefeituras não conseguem manter a manutenção necessária para as benfeitorias trazidas por esses programas de aceleração de crescimento implementados no país. Com isso, ocorre muitas vezes o abandono. E concomitante a essa situação, acontece que a população não se sente pertencente aquele local e ela também não cuida daquele patrimônio público, porque também se cuidasse talvez não iria ter essa deterioração tão rápida”, afirmou o vereador.

O parlamentar Sérgio de Oliveira (DEM) reforçou a fala do vereador Alan. “Hoje nós temos em nosso município várias áreas esportivas que estão em calamidade pública”, disse completando que há pessoas interessadas em realizar campeonatos esportivos, mas não conseguem por conta do estado da área. “É triste. Nós que somos esportistas e sabemos da importância da atividade física e da prática do esporte dos jovens ver um cenário daquele”, finalizou o vereador.

Quem também fez uso da tribuna para falar sobre o assuntou foi o vereador Alessandro Bertazi (PSDB). “Não é novidade para ninguém, a gente vem quase todo mês destacando problemas com áreas públicas, áreas de lazer e outras situações. A situação da praça João Ferreira, principalmente nas imediações do skate é lamentável. Tem o banheiro, mas está totalmente destruído. Tem um parquinho que se encontra em uma situação lamentável. Precisamos que a Prefeitura Municipal, através do departamento de obras, do departamento de esportes, junto com alguns outros departamentos na cidade, crie políticas públicas para resolver”, opinou o parlamentar.

Entre os vereadores que falaram sobre o tema, está o presidente da Câmara Gustavo Braga (PTB)

Finalizando a discussão, o presidente da Câmara, vereador Gustavo Braga (PTB), falou sobre o assunto. “Eu fiz um requerimento (Requerimento Nº 364/2017) e uma indicação (Indicação Nº 577/2017) no início do ano retrasado no mesmo local, ou seja, dois anos e ele continua da mesma forma: abandonado.” O presidente ressaltou também o abandono do entorno da área “João Ferreira”. “Nós acabamos de falar da ponte Mogi que é o nosso marco histórico de Porto Ferreira. Nós tentamos cobrar desde o começo uma limpeza do ancoradouro e nós não conseguimos ainda. A ponte é um cartão postal, Porto Ferreira começou ali, é a nossa ponte histórica e ela não está tendo o cuidado necessário. Parabéns pela matéria vereador Gideon.”

O requerimento foi aprovado por todos os vereadores, com exceção de Marcelo Ozelin (PSDB) que estava ausente da sessão no momento da votação, e será encaminhado para o conhecimento do prefeito Rômulo Rippa.