Priscila Franco

Demora para agendamento de ultrassom é questionada em requerimento

Publicado em: 24/02/2022 14:00

Whatsapp

 

Priscila Franco usa a tribuna durante sessão ordinária

Demora para agendamento de ultrassom é questionada em requerimento

Vereadora Priscila Franco é autora do requerimento que busca informações sobre o assunto

A vereadora Priscila Franco (PSDB) apresentou o Requerimento nº 94/2022, que solicita informações sobre a demora para o agendamento de exames de ultrassonografia, na última sessão ordinária realizada na segunda-feira (21/02).

Em seu requerimento, a parlamentar afirmou ter sido procurada por munícipes que relataram demora para agendar o exame, sendo que o prazo para agendar alguns procedimentos é de três a quatro meses. Por isso, Priscila Franco questiona se existe a possibilidade de contratar mais profissionais para realizar ultrassom no município ou de realizar um mutirão para diminuir a demanda e ainda pergunta se há outra estratégia do Executivo Municipal objetivando a diminuição da fila de espera.

O vereador Renato Rosa (Republicanos) foi até a tribuna e comentou sobre o assunto. “Essa matéria inclusive já foi palco em outra oportunidade na legislatura passada. É de suma importância que os exames de ultrassom que não exigem que a pessoa faça um preparo antes fosse feito no horário diferente, à tarde por exemplo”, sugeriu.

De manhã, seriam feitos os exames de ultrassom que exigem jejum ou que se beba muita água antes de fazê-lo. “Que seja contratado um profissional para realizar esses outros exames no período da tarde podendo acabar com essa demanda. Eu também tenho sido cobrado nesse sentido para que se tomem providências”, salientou Renato Rosa.

A demora em realizar o ultrassom pode ocasionar um agravamento da doença. “Então que o Executivo tome uma providência como contratar profissionais ou de ampliar os atendimentos para que essa demanda seja reduzida”, concluiu o vereador.

Já o presidente da Câmara, vereador Alan João (PSD), parabenizou a vereadora pela propositura. “Parabenizo também o Renato Rosa pelas colocações. Primeiramente, vou ressaltar aqui que o aparelho de ultrassom do Postão foi trocado recentemente por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Caio França (PSB).”

Alan João apresentou a demanda ao deputado, já que havia um aparelho de ultrassom obsoleto. “Precisava ser trocado, então nós temos um aparelho novo de dois, três anos no máximo, veio em 2019. É um aparelho muito bom, de consultório particular que é isso que o SUS tem”, explicou o presidente.

Quanto ao tema do requerimento, o parlamentar disse também ter ouvido relatos sobre a demora. “Já faz algum tempinho que tem chego até mim relatos da demora para o agendamento de ultrassom. Em alguns casos, nós conseguimos solucionar, mas muitos outros continuam com fila. Precisamos de uma resolutividade quanto ao problema”, finalizou Alan João.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e seguirá para a resposta do Executivo Municipal dentro do prazo regimental.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira