Priscila Franco

Publicado em: 03/03/2022 16:30

Vereadora Priscila Franco fala na tribuna da última sessão

Supressão do período integral nas creches municipais é abordado em sessão

Vereadora Priscila Franco apresentou requerimento buscando informações sobre as creche

A vereadora Priscila Franco (PSDB) apresentou, na 6ª Sessão Ordinária realizada na segunda-feira (28/02), o Requerimento nº 117/2022 que solicita informações ao Executivo Municipal sobre a supressão do período integral nas creches municipais.

Segundo o requerimento, diversos munícipes têm se queixado que a gestão pública tem ofertado apenas meio período nas creches para algumas crianças, dificultando que os pais possam trabalhar o dia todo, assim como atrasando o pleno desenvolvimento das crianças pela falta de assistência integral.

Além disso, o Plano Nacional da Educação prevê que seja estimulado o acesso à Educação Infantil em tempo integral para todas as crianças de 0 a 5 anos, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

Dessa forma, a parlamentar questiona o Executivo se foi implantada alguma limitação de meio período para as crianças atendidas nas creches municipais para 2022. Também pergunta quais os motivos para essa limitação, já que antes da pandemia as crianças estavam sendo atendidas em tempo integral.

Priscila Franco busca saber se foi feita uma reunião envolvendo pais, educadores e sociedade para discutir sobre a limitação de meio período nas creches e quais alternativas têm os pais que trabalham em período integral e precisam deixar os filhos na creche.

Outro ponto que a vereadora aborda no requerimento é se houve a retirada do horário de entrada com antecedência na creche, já que antes da pandemia havia uma tolerância quanto aos horários de entrada e saída. Se foi retirado, Priscila Franco propõe que isso retorne, assim como questiona quando será possível esse retorno.

O requerimento foi aprovado por todos os vereadores presentes e será enviado para que o Executivo Municipal possa enviar a resposta dentro do prazo regimental.