Priscila Franco

Publicado em: 27/05/2022 11:00

Vereadora Priscila Franco na tribuna durante sessão

Exames de endoscopia e colonoscopia são temas de requerimento

Vereadora Priscila Franco questiona a demora na realização dos exames na última sessão

Na 18ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (23/05), a vereadora Priscila Franco (PSDB) apresentou o Requerimento nº 286/2022 em que solicita informações ao Executivo Municipal sobre a demora para realização dos exames de endoscopia digestiva alta e colonoscopia no município de Porto Ferreira.

No requerimento, a parlamentar questiona os motivos da demora para a realização dos exames, quantos exames são pagos pelo estado por mês, qual a demanda da lista de espera para realizar esses exames e quanto tempo um munícipe que necessita realizar o exame precisa esperar até fazê-lo e para receber o resultado.

Outros pontos levantados por Priscila Franco em seu requerimento são se a Secretaria Municipal de Saúde realiza uma triagem para determinar os casos com prioridade e se esses casos são colocados em sequência na fila de exames. A vereadora sugere a compra de mais exames pelo Executivo Municipal como forma de agilizar os casos com prioridade.

Além disso, a vereadora busca saber da Prefeitura se há a intenção de comprar um aparelho para realizar o exame no município e, caso haja o aparelho, se há a possibilidade de contratar funcionário para realizar o exame sem a necessidade de o munícipe se deslocar para outro município.

Um dos motivos que levaram Priscila Franco a elaborar esse requerimento foi o alto custo dos exames de endoscopia e colonoscopia nas clínicas particulares do município e os pacientes não term condições de arcar com esse valor.

O requerimento foi aprovado por todos os vereadores presentes, constando as ausências dos vereadores Pedro Melo (União Brasil) e Élcio Arruda (MDB). A matéria será encaminhada para o Executivo Municipal responder dentro do prazo regimental.