Élcio Arruda

Publicado em: 10/08/2022 12:30

Na tribuna, vereador Élcio Arruda fala sobre o anteprojeto

Anteprojeto objetiva criar o Programa Adote uma Lixeira em Porto Ferreira

Vereador Élcio Arruda é o autor da matéria que pretende manter o município limpo

O Anteprojeto nº 40/2022, que institui o Programa Adote uma Lixeira e dá outras providências, foi apresentado pelo vereador Élcio Arruda (MDB) na sessão ordinária de segunda-feira (08/08) por meio do Requerimento nº 436/2022.

Sobre o assunto, o parlamentar foi até a tribuna falar. “Esse anteprojeto eu tenho apresentado nos últimos anos sugerindo ao Executivo Municipal que faça a instalação de lixeiras no nosso município, principalmente na Avenida do Comércio.”

Élcio Arruda acredita que, com a instalação de mais lixeiras, o município ficará mais bem apresentável. “Recebemos milhares de pessoas todos os dias e temos que acolher bem esses turistas que vêm a Porto Ferreira e levam uma imagem de nossa cidade. Tenho passado pela Avenida do Comércio e pelas ruas e avenidas principais do nosso município e não encontramos lixeiras”, citou.

A matéria prevê a parceria entre o Poder Público e entidades privadas para a instalação de lixeiras. “Esperamos que esse projeto seja colocado em prática e que tenhamos uma cidade mais limpa, conto com o apoio do assessor legislativo, Dr. Gustavo de Freitas, para que leve até o prefeito e tenho certeza que é uma preocupação dele.”

Outro ponto que Élcio Arruda apresentou sobre o projeto é a previsão de encaminhamento de emendas. “Eu estarei articulando junto a um parceiro, deputado federal Alex Manente (Cidadania), para que possamos instalar essas lixeiras e dar mais qualidade de vida à nossa população”, concluiu o vereador.

O vereador João Lázaro (PSDB) também comentou sobre o requerimento. “Parabenizo o vereador Élcio Arruda pelo anteprojeto. Lá no Parque Henriquetta há 4 anos nós conseguimos, através de parceria, 40 bancos com entidades privadas e seis lixeiras. Então, realmente é muito importante esse projeto, fazer uma parceria e se Deus quiser vai dar certo e vai melhorar muito, não só a visibilidade em relação à cidade, mas também a qualidade de vida.”

João Lázaro salientou a importância de os munícipes colaborarem com a limpeza de Porto Ferreira. “Agora o que precisa é um pouco de respeito de uma minoria e parar de jogar lixo em locais inadequados, principalmente na rua.”

Já o vereador Pedro Melo (PL) destacou o fato de ser necessário o recolhimento do lixo. “Eu quero dizer que o seu anteprojeto é interessante, mas além desse projeto o lixo tem que ser recolhido das lixeiras e nós estamos com oito senhoras, lembre-se que eu já denunciei, varrendo a cidade toda”, pontuou.

O anteprojeto, em seu artigo quinto, prevê o recolhimento do lixo: “O recolhimento dos lixos depositados nas respectivas lixeiras será de responsabilidade do órgão competente do Poder Público Municipal.”

O requerimento foi aprovado por todos os vereadores presentes constando a ausência da vereadora Luciane Lourenço (PSD) e será encaminhado para a avaliação do Executivo Municipal.