Alan João

Publicado em: 10/08/2022 16:30

Vereador Alan João durante sessão ordinária

Requerimento busca informação sobre a demanda social por cestas básicas

Presidente Alan João destacou o bom trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social

O presidente da Câmara Municipal de Porto Ferreira, vereador Alan João (PSD), apresentou o Requerimento nº 441/2022 solicitando informações sobre a distribuição de cestas básicas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, na 28ª Sessão Ordinária realizada na segunda-feira (08/08).

Alan João comentou, na discussão do requerimento, o motivou que o levou a fazer a matéria. “Aumentou muito o pedido de cesta básica porque tem famílias brasileiras passando fome. Isso começou já na pandemia e tem se intensificado nesse pós-pandemia agora com o aumento do preço do alimento não só aqui no Brasil, mas em muitos outros países.”

Com o aumento de munícipes em vulnerabilidade, veio a necessidade de a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania atender a eles. “A Secretaria não estava preparada para a demanda que recebeu. Vou dar um exemplo, muitas crianças ferreirenses tinham uma refeição só no dia que era feita na escola, quando veio a pandemia elas deixaram de ter essa refeição. Depois veio o auxílio do Estado, mas a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania criou um sistema para poder entregar essas cestas básicas a essas famílias”, detalhou.

No entanto, essas cestas não estavam previstas no orçamento. “Foi feita a parceria público-privada com várias empresas que fizeram as doações. A Secretaria não calculou que entraríamos em uma pandemia em março de 2020 e que precisaria destinar um recurso para comprar aquela quantidade de cesta. A Câmara Municipal autorizou uma alteração de crédito orçamentário para que a pasta pudesse adquirir de forma excepcional essas cestas básicas.”

Passado esse momento de ajuste, o presidente busca, com o requerimento, entender qual a demanda atual da Secretaria. “Venho nesse sentido colher informações para podermos entender a demanda social no município junto à Secretaria, inclusive sobre aqueles pedidos que passam pela assistente social e que não podem ser atendidos”, questionou.

Alan João destacou o trabalho que Secretaria vem desempenhando. “Eu tenho acompanhado essa distribuição de cestas, também do Fundo Social de Solidariedade, e eles têm conseguido driblar esses desafios tão grandes que estão sendo impostos a nós pós-pandemia, guerra e aumento significativo”, salientou.

O presidente lembrou ainda que a Secretaria desenvolveu alguns ajustes para melhorar esse atendimento. “Buscando essas parcerias privadas para poder continuar fazendo esses atendimentos. Tenho acompanhado que muitos munícipes quando vão a essas entrevistas de triagem, muitos deles já saem com a cesta básica naquele mesmo momento, o que de certa forma é uma novidade.”

“Acredito que a Secretaria se utilizou das dificuldades para sanar inclusive diversos problemas que tinha na distribuição de cesta. Então, parabenizar a pasta e fazemos esse requerimento no sentido de colher informações e poder entender como é que está o quadro social aqui do município”, finalizou Alan João.

O requerimento foi aprovado por todos os vereadores presentes, constando a ausência da vereadora Luciane Lourenço, e será encaminhado para que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania responda dentro do prazo regimental.