Priscila Franco

Publicado em: 24/08/2022 12:00

Vereadora Priscila Franco fala sobre seu requerimento na sessão

Fila de espera para realizar exame de ultrassonografia é pontuado em sessão

Vereadora Priscila Franco apresentou novo requerimento sobre o assunto após falta de médico

Na 30ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (22/08), a vereadora Priscila Franco (PSDB) apresentou o Requerimento nº 471/2022 que solicita informações sobre a fila de espera para realizar exames de ultrassonografia pela rede municipal de saúde.

A parlamentar já havia apresentado um outro requerimento sobre o tema no início do ano. “Em fevereiro, já tinha feito um requerimento questionando sobre a fila de espera do ultrassom e ainda vem vindo bastante paciente me questionar a respeito da demora para realizar o exame”, pontuou na discussão da matéria.

Os pacientes que estão realizando os exames agora foram agendados entre abril e maio desse ano. “A fila continua grande, está com uma demanda reprimida de mais ou menos mil ultrassons na fila de espera e agora esse mês a médica tirou férias, direito dela, e o outro médico que faz as ultrassonografias está doente”, explicou.

Sem médico para realizar o exame, Priscila Franco acredita que a fila irá aumentar. “Eu gostaria de ter uma resposta sobre o que poderá ser feito para solucionar isso. A fila ficará maior do que já está no momento. Aguardo uma resposta sobre o que poderá ser solucionado”, finalizou a vereadora.

O presidente da Câmara, vereador Alan João (PSD), também comentou o requerimento contando sobre a compra de um novo equipamento para realizar as ultrassonografias. “Tinha um aparelho totalmente ultrapassado e hoje existe um aparelho de última geração, que consegue atender os munícipes, inclusive na impressão dos exames.”

Alan João esteve com o prefeito e a secretária de saúde, Vera Visolli, visitando o CEMI (Centro de Especialidades Médicas e Imagem). “Com a vinda do aparelho novo, eles conseguiram atender mais pacientes por dia, mas ainda o município tem uma demanda muito grande que precisa ser solucionada. Além disso, alguns exames são feitos fora do município e essa fila também está bem vagarosa”, concluiu pedindo soluções para as filas.

O requerimento foi aprovado por todos os vereadores e será encaminhado para o Executivo Municipal responder dentro do prazo regimental.