Alan João

Moção parabeniza Caps pela campanha Setembro Amarelo

Publicado em: 06/10/2022 16:00

Whatsapp

 

Presidente Alan João discursa sobre sua moção

Moção parabeniza Caps pela campanha Setembro Amarelo

Presidente Alan João é autor da matéria que homenageia a campanha de prevenção ao suicídio

A 36ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (03/10), aprovou a Moção de Aplauso nº 29/2022, do presidente da Câmara Municipal, vereador Alan João (PSD), que parabeniza toda a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), por meio de seu coordenador Adenilson Silva, pela edição da campanha de prevenção ao suicídio “Setembro Amarelo”.

Alguns vereadores subiram à tribuna para endossar a parabenização. O primeiro foi Pedro Melo (PL) que reforçou a importância do Caps. “Não só por essa bela campanha de conscientização do ‘Setembro Amarelo’, como também de outras atividades que o Caps vem realizando em nossa cidade.”

O parlamentar contou que visitou o Caps no ano passado e teve a oportunidade de ver de perto o trabalho desenvolvido. “Em todos os níveis, crianças, adolescentes, idosos que necessitam do Caps para seu tratamento e apoio psicossocial e nada mais do que essa moção para representar um trabalho feito com afinco, dedicação e amor a todos os ferreirenses. Parabéns, senhor presidente, por essa moção”, finalizou Pedro Melo.

A vereadora Priscila Franco (PSDB) também parabenizou Alan João pela moção. “Nós falamos semana passada sobre a importância do Caps estar interagindo no ‘Setembro Amarelo’. Quero parabenizar o coordenador Adenilson, parabenizar todos que estão aqui, todos da equipe pela realização neste mês de setembro.”

Outro parlamentar a se manifestar sobre a moção foi Renato Rosa (Republicanos). “Excelente matéria, presidente. Quero externar também meus parabéns a toda a equipe do Caps, ao Adenilson pelos trabalhos desenvolvidos”, ressaltou.

Renato Rosa lembrou que no início do Caps tinham muitos problemas. “Porque faltava de tudo e hoje nós vemos a mudança que teve, tudo que foi feito através da Secretaria de Saúde, dos servidores que lá atuam, do Adenilson inovando, agregando, ampliando especialidades e dando a atenção devida a todos os pacientes.”

O vereador Élcio Arruda (MDB) citou seu trabalho no início do Caps no município. “Como todos bem sabem, quando surgiu o Caps em Porto Ferreira trabalhei intensamente juntamente com o Dr. Carlos e com a administração da época e conseguimos implantar. Antes todos os atendimentos em saúde mental eram feitos fora de Porto Ferreira.”

A atual gestão também foi lembrada pelo parlamentar. “O Caps vem cada vez mais se estruturando, que é uma preocupação da Secretaria de Saúde, por meio da secretária Vera, e também do prefeito Rômulo Rippa. Destinarei uma emenda para poder manter as atividades do Caps e poder ampliar os atendimentos dando mais qualidade”, citou o vereador lembrando que também já contribuiu com a compra de um veículo.

“Esperamos que esse Caps cada vez mais se amplie e tenho um sonho de nós termos um Caps Infantil em Porto Ferreira, quem sabe com uma união de esforços, com emendas parlamentares, emendas aqui da Câmara Municipal nós não consigamos”, concluiu Élcio Arruda.

O vereador Marcelo Ozelim (Progressistas) também falou sobre a moção. “Não poderia deixar de vir aqui a tribuna e parabenizar o Adenilson e toda sua equipe por todo o trabalho realizado ali no Caps. Nós que trabalhamos na Secretaria de Saúde, acompanhamos desde o início do Caps e sabemos de todas as dificuldades que vocês enfrentaram até chegar nos dias de hoje.”

O aumento da demanda ocasionado pela pandemia foi pontuado pelo parlamentar. “É uma demanda crescente e que vocês têm dado conta e trabalhado da melhor forma possível para atender a todos.”

A vereadora Luciane Lourenço (PSD) também parabenizou Alan João pela moção. “E parabenizar o coordenador do Caps, Adenilson, e a toda sua equipe. Como eu sempre falo, não fazemos nada sozinhos, uns precisamos dos outros e juntos somos mais fortes. Quero ressaltar a importância da saúde mental e como a pandemia piorou a situação de quem tem depressão, ansiedade.”

Para finalizar, o autor da matéria, presidente Alan João, falou sobre a moção. “Não posso deixar de compartilhar essa moção de aplausos com a vereadora Priscila, que, na semana retrasada, nós conversamos a respeito dos avanços que essa unidade tem conquistado.”

“Eu, particularmente, tenho um carinho muito especial pelo Caps. Tem uma legislação de minha autoria, a Semana de Saúde Mental Walter João, que, além de homenagear o meu saudoso avô, também traz em pauta uma discussão importante sobre esses tabus quanto à saúde mental”, declarou.

O presidente salientou que o Caps tem ajudado a quebrar essas barreiras. “Tendo em vista os números de atendimento que vocês têm feito mensalmente e que tem subido gradativamente. Isso é o resultado do trabalho de todos vocês.”

Alan João participou das divulgações das ações do “Setembro Amarelo”. “Estive com o Adenilson e nós fizemos um vídeo para divulgar o trabalho de vocês. Já tinha uma agenda de palestras e de entrevistas e ele me convidou para ir lá fazer um bate-papo”, lembrou.

Para o próximo ano, o presidente disse que destinará emenda para ajudar o Caps. “O Adenilson apresentou algumas demandas no ano passado e já confirmei para ele que nós vamos destinar uma emenda parlamentar para aquisição de equipamentos, principalmente na área da cozinha e aparelhos de ar condicionado.”

Concluindo sua fala, Alan João parabenizou o Caps pelo trabalho. “Agradecer todos os vereadores que subscreveram essa matéria homenageando vocês em nome da Câmara, em nome de todos os vereadores, todos vocês merecem. Gostaria que através de vocês mandassem o nosso carinho, o nosso respeito e admiração pelo trabalho que vocês têm realizado. Contem com a Câmara Municipal.”

Vereadores com integrantes do Caps ao final da sessão

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira