Pedro Melo

Dr. Neif João e médicos são homenageados com moção

Publicado em: 21/10/2022 12:00

Whatsapp

 

Vereadores com a esposa, Maria Nilza Jorge, e a filha do Dr. Neif João, Luciene, na entrega da moção

Dr. Neif João e médicos são homenageados com moção

Vereador Pedro Melo apresentou a matéria para homenageá-los pelo Dia do Médico

Na noite de segunda-feira (17/10), durante a sessão ordinária, os vereadores da Câmara Municipal de Porto Ferreira aprovaram a Moção de Aplauso nº 34/2022, de autoria do vereador Pedro Melo (PL), em homenagem ao Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro, e destinado, em especial, ao Dr. Neif João, médico mais antigo do município.

O autor da propositura, Pedro Melo, foi o primeiro a falar. “Amanhã, dia 18 de outubro, é celebrado o dia de São Lucas, Dia do Médico no Brasil e no mundo e, como faço parte dessa classe profissional, não poderia deixar de fazer essa moção em homenagem a todos os colegas de nossa cidade.”

O vereador tem 43 anos de profissão.  “Completarei, agora em dezembro, 33 anos dedicados a Porto Ferreira e me sinto, ainda hoje, honrado em estar vivo participando de mais um dia de minha profissão, mais um dia dedicado a esses profissionais. Sabemos das falhas que existem na saúde pública brasileira, cidades pequenas ou médias que sofrem com a ausência de alguns procedimentos, alguns exames, mas sempre estamos lutando, declarou.

Pedro Melo lembrou da batalha dos médicos frente à pandemia de COVID-19. “Nós sabemos muito bem o que vários profissionais médicos realizaram nos quatro cantos desse país e muitos deram a vida para salvar vidas.”

Sobre o homenageado em especial, Dr. Neif João, o parlamentar destacou a sua importância para o município e leu o seu extenso currículo, pontuando as contribuições do médico para o município. “Acredito que muitos de vocês aqui em Porto Ferreira foram atendidos pelo Dr. Neif João e todos sabem da representatividade do médico para com a nossa cidade”, finalizou citando que o médico exerceu sua profissão até 2017.

O vereador João Lázaro (PSDB) parabenizou Pedro Melo pela moção e pela homenagem ao Dr. Neif João. “Quando fui vereador, na gestão do ex-prefeito André Braga, o Dr. Neif era secretário de Saúde. Ele era um secretário espetacular, uma pessoa de grande coração e simpatia. Quando um médico do posto de saúde faltava, ele ia e atendia aos pacientes”, relatou.

Para o parlamentar, Dr. Neif João tem o reconhecimento de praticamente toda a população ferreirense. “Tenho um grande respeito e um grande carinho por ele. Nós temos muitos médicos bons em Porto Ferreira, mas como o Dr. Neif nós temos um só. Que ele saiba que nós o temos no coração, no meu coração, no coração da minha família e nós o temos no coração de Porto Ferreira”, concluiu João Lázaro.

O vereador Sérgio de Oliveira (União Brasil) parabenizou a toda classe médica. “Principalmente, nesses dois últimos anos, não mediram esforços, muitos perderam suas vidas para salvar vidas nessa pandemia, cito o nosso amigo Dr. Pedro que, mesmo sendo do grupo de risco, atendeu muitas pessoas que estavam com COVID.”

A homenagem ao Dr. Neif João também foi comentada por Sérgio de Oliveira. “É muito bacana homenagear a pessoa em vida. O Dr. Neif, como o João disse, é sem palavras. Eu também tive a oportunidade de me consultar várias vezes com ele, sempre sorridente, sempre nos atendendo com prazer e sempre nos atendendo com muita satisfação.”

A ajuda que Dr. Neif João deu às entendidas municipais, como à APAE e à creche Roberto Henrique João, foi destacada pelo vereador. “O Dr. Neif é uma pessoa que dedicou a sua vida para o próximo. Eu tenho certeza que a sua família vai levar essas palavras que nós estamos dizendo, leve um grande abraço e desejamos a ele muita saúde”, finalizou.

O vereador Marcelo Ozelim (Progressistas) também parabenizou a todos os médicos. “Tivemos a prova de o quanto essa profissão é digna e o quanto nós temos que ser gratos a esses profissionais. Quanto ao Dr. Neif, sabemos de sua grandiosidade e do tamanho do seu coração, principalmente, por conta das entidades do nosso município e todo o carinho que ele sempre teve com os pacientes.”

Outro detalhe da carreira do Dr. Neif lembrado pelo vereador foi o banco de cadeiras de rodas. “Eu trabalho na área da saúde há mais de 25 anos e sabemos da dificuldade que sempre foi para muita gente que precisava comprar cadeira de rodas e não ter o dinheiro para pagar e o Dr. Neif sempre fez isso de coração.”

O vereador Élcio Arruda (MDB) destacou a amizade que mantém com o médico e toda sua família. “Como paciente do Dr. Neif, nós chegávamos meio desanimados e ele sempre tinha aquela palavra amiga e saíamos mais confortados de lá porque ele nos acalmava.”

Sobre a importância do Dr. Neif para a APAE, Élcio Arruda, que trabalhou na entidade por 17 anos, ressaltou a importância que o médico teve. “Sei do esforço do Dr. Neif, toda sua a dedicação para construir o novo prédio da APAE, todas as salas, a modernização da APAE. Poderíamos ficar até amanhã falando das ações positivas do Dr. Neif.”

Quanto ao Dia do Médico, o parlamentar pediu para que o vereador Pedro Melo levasse a homenagem a todos os médicos. “Parabéns pelo Dia do Médico, parabéns pela moção e leve esse abraço nosso, da Câmara Municipal, para todos os médicos”, concluiu.

A vereadora Priscila Franco (PSDB) também prestou sua homenagem aos médicos. “Quero parabenizar Dr. Pedro, um grande médico, parabenizar o homenageado Dr. Neif João, uma homenagem mais que merecida, e parabenizar também todos os médicos do município, os médicos que trabalham comigo e dizer que vocês são verdadeiros anjos na terra.”

Para finalizar, o presidente da Câmara, vereador Alan João (PSD), prestou sua homenagem. “Quero registrar a presença da minha tia Maria Nilza, da sua filha Luciene que estão acompanhando a homenagem. Primeiramente, parabenizo o vereador Pedro pela moção e pelo Dia do Médico e agradeço a sensibilidade que teve de direcionar essa moção de aplauso ao meu tio, Dr. Neif João.”

Em sua fala, Alan João salientou a importância do Dr. Neif para a saúde do município. “Foram 40 anos de SUS, isso é um dado para poucos. Dedicou-se à medicina diariamente até os 88 anos de idade. A família sabe tantos momentos de lazer que perderam, de companhia, principalmente as meninas pequenas, porque o Dr. Neif não deixava de atender o paciente.”

O presidente também falou de todo o conhecimento que Dr. Neif tem sobre a medicina, exercendo a profissão de maneira exemplar. “Ele atendia realmente o paciente, verificava com responsabilidade, como um cidadão, um profissional que exerce a sua função e nunca foi negligente com paciente que fosse particular, convênio ou SUS”, afirmou.

Segundo Alan João, os médicos mais novos no município reconhecem a história do Dr. Neif João. “E eles dizem que médico como ele hoje é muito difícil, principalmente na área social, o que ele fazia de atender paciente de graça no seu consultório particular. Como secretário de Saúde, ele tirava dinheiro do bolso e pagava o remédio para o paciente não sair sem a medicação e comprava o leite da criança que passava pelo atendimento”, pontuou

“Isso é para poucos, ele é uma pessoa nobre que veio para contribuir com a sociedade. Dedicou a sua vida toda a saúde do próximo. É patrono das duas instituições (APAE e creche Roberto Henrique João) e ajudava a colher todas as doações para poder cobrir folha de pagamento, fazer o novo prédio da APAE, as reformas da creche Roberto Henrique João, mas a maioria dos avanços que se obteve lá foi com dinheiro do bolso dele, que ele custeava”, contou o presidente.

Concluindo sua fala, Alan João destacou a importância do Dr. Neif em sua vida. “É uma pessoa que, particularmente, eu admiro muito e devo muito a ele na minha questão profissional porque o admiro como profissional, pessoa com disciplina, caráter, responsabilidade social e não só na sua profissão. Eu aprendi e aprendo muito com ele.”

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira