Priscila Franco

Publicado em: 29/11/2022 15:00

Vereadora Priscila Franco discursa sobre seu requerimento na tribuna

Requerimento solicita vinda da carreta “Mulheres de Peito” para o município

Vereadora Priscila Franco fez a solicitação para o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn

Na 43ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (21/11) da semana passada, a vereadora Priscila Franco (PSDB) apresentou o Requerimento nº 619/2022, em que solicita ao secretário de Saúde do Estado de São Paulo,  Jean Gorinchteyn, a vinda para o município da carreta do programa “Mulheres de Peito”.

Na discussão do requerimento, a parlamentar explicou que o município não possui uma fila de espera grande para realizar o exame. “Teve uma época que a carreta da mamografia veio até o município porque tinha muita gente na fila de espera, mais de mil exames na época. Agora, conversei na Secretaria e está com pouco.”

No entanto, Priscila Franco contou que para se realizar o exame é necessário ir até São Carlos. “As mulheres me procuram no posto de saúde para falar que não farão a mamografia porque não têm condições de irem até São Carlos. Onde eu trabalho, a população trabalha bastante em cerâmica e lá é descontado o dia, então se tivesse como ter a carreta no município uma vez por ano, ou mesmo a cada três anos, ajudaria muito na prevenção do câncer de mama”, ressaltou.

O vereador Élcio Arruda (MDB) afirmou que tem apresentado solicitações para vinda da carreta nos últimos anos. “É importantíssimo realizar esse exame para prevenção do câncer de mama no nosso município . Eu fiz também um requerimento e recebi a resposta da Secretaria de Saúde de que não existia demanda reprimida no nosso município, mas o motivo que você apresentou, devido ao transporte e ao deslocamento, justifica a vinda da carreta.”

Uma dessas solicitações feitas pelo vereador foi endereçada ao deputado federal Alex Manente (Cidadania). “Ele se comprometeu a fazer essa articulação junto ao atual governador Rodrigo Garcia, mas agora, com a mudança de governo, teremos que reapresentar para o novo governador”, sugeriu.

O pedido da vinda da carreta também foi feito por outros vereadores aos deputados. “É uma união de esforço para que essa carreta venha para Porto Ferreira e facilite essa medida de prevenção ao câncer de mama. Sabemos da importância que é ter o diagnóstico o quanto antes”, finalizou Élcio Arruda.

O vereador João Lázaro (PSDB) parabenizou a vereadora Priscila Franco pelo requerimento. “Em um passado não muito distante, eu fiz a solicitação também ao deputado federal Vanderlei Macris, assim como os outros vereadores também apresentaram solicitações aos deputados. Isso mostra o trabalho da Câmara Municipal e o seu empenho.”

A troca de governador também foi comentada por João Lázaro. “É uma união de esforços e, se Deus quiser nós vamos conseguir essa carreta. Parabéns, Priscila, o seu requerimento veio em um bom momento e logo nós teremos novamente a carreta aqui”, concluiu.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e será encaminhado para o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn.