Alan João

Presidente Alan João encerra biênio com discurso de agradecimento

Publicado em: 21/12/2022 17:00

Whatsapp

 

Presidente Alan João discursa em sessão ordinária

Presidente Alan João encerra biênio com discurso de agradecimento

Em sua palavra livre, presidente destacou ações do seu biênio e agradeceu a todos

A sessão ordinária de segunda-feira (19/12) marcou o encerramento do biênio da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Ferreira. O presidente, vereador Alan João (PSD), utilizou a palavra livre final para fazer um balanço de seus dois anos à frente da Mesa Diretora e agradecer a todos.

Como vereador e presidente, Alan João contou que tem a vida exposta e perde o anonimato em muitos momentos e esse é um grande desafio. “Existe também o desafio de desempenhar a função como vereador, como presidente de Câmara, mas esse desafio já faz parte da nossa função e, quando nós nos propomos a disputar uma eleição, já estamos assumindo esse compromisso.”

E o compromisso como parlamentar vai muito além das funções que compreendem as sessões legislativas. “Existe o trabalho dos bastidores, tem toda uma bagagem do que aconteceu nos últimos dias, na última semana e esse trabalho nós desempenhamos diariamente e que a população muitas vezes não tem conhecimento”, citou.

Esse trabalho pode tanto ser desempenhado dentro das comissões permanentes, exaurindo pareceres dos projetos, ou na produção das matérias legislativas. “Elas são produzidas ao longo da semana com a participação, inclusive, do munícipe por isso que é essencial a participação da população. Nós recebemos essas demandas, seja por mensagem ou pessoalmente, do munícipe e essa participação popular é essencial.”

Alan João iniciou os agradecimentos. “Quero agradecer à Deus por ter me dado essa oportunidade de trabalho, essa oportunidade de contribuir com o município, por ter me proporcionado saúde e conhecimento para poder lidar com tudo. Sabemos que não é fácil, é um desafio.”

Depois, o presidente da Câmara agradeceu ao vereador Marcelo Ozelim (Progressistas). “Ele assumiu uma função que era minha no outro biênio, de líder de governo. Ser líder do governo não é só representar o prefeito na tribuna, mas sim desenvolver um trabalho no bastidor, principalmente, o diálogo com os colegas.”

Para Alan João, o vereador Marcelo Ozelim desempenhou muito bem essa função. “Houve uma parceria muito importante entre o líder do governo, a presidência e a Comissão de Justiça e Redação, que teve o vereador Sérgio de Oliveira (União Brasil) como presidente. Nós três desenvolvemos um trabalho essencial, para pautar os projetos e para que pudéssemos conduzir da melhor maneira a pauta aqui no Legislativo”, declarou.

“E na votação de hoje, Marcelo, você deu mais um exemplo de parceria, de harmonia e do diálogo. Você entendeu que seria importante para o grupo você aqui no Plenário, ou como líder de governo ou desempenho qualquer outra função. E você teve essa sensibilidade, de ser parceiro e em nenhuma situação quis incitar alguma divisão”, afirmou o presidente da Câmara.

Também agradeceu aos vereadores que compuseram a Mesa Diretora ao seu lado. “Quero agradecer à vereadora Luciane Lourenço (PSD), primeira secretária, à vereadora Priscila Franco (PSDB), segunda secretária, e ao vereador Sérgio de Oliveira (União Brasil), vice-presidente da Câmara.”

Sobre o vereador Sérgio de Oliveira, Alan João lembrou que, na Legislatura passada, estavam em lados opostos, sendo Alan João líder do governo do prefeito Rômulo Rippa e Sérgio de Oliveira oposição. “Foi um desafio por já sermos amigos, tivemos muitos momentos de atritos, mas conseguimos desempenhar muito bem. Foi um biênio marcado por desafios, mas que serviu para o nosso amadurecimento.”

Após a eleição de 2020 e com a candidatura de Alan João para presidência, houve a necessidade de abrir diálogo com o vereador Sérgio de Oliveira. “O Marcelo (Ozelim) mais uma vez foi um grande apoiador da minha candidatura dentro do nosso grupo e nós fomos buscar no outro grupo que não compunha a nossa chapa, porque não éramos maioria. E já na primeira reunião que nós tivemos com o prefeito, nós conseguimos aparar todas as arestas e começamos a entender que a cidade poderia ser construída de uma forma harmoniosa.”

Em relação às vereadoras que fazem parte da Mesa Diretora, o presidente salientou a importância da representatividade feminina. “Tê-las aqui na Mesa Diretora foi um ato inédito. Lembro-me que vocês estavam meio inseguras no começo, de chegar e já assumir a responsabilidade, mas vocês desempenharam a função com muita categoria e maestria.”

Alan João destacou a participação do vereador Sérgio de Oliveira como vice-presidente. “Todos os dias ele vem no meu gabinete, nós conversamos e eu relato a ele todas as questões de gestão. E eu não me senti sozinho em nenhum momento com vocês três, eu sempre tive esse respaldo de todos vocês. Então, quero agradecer a minha Mesa Diretora por terem acompanhado o nosso trabalho até o final em parceria”, salientou.

O presidente agradeceu também a todos os vereadores. “Pela parceria que vocês também tiveram desde o início, quando eu fui pedir o voto de vocês à presidência, vocês confiaram no meu trabalho, deram crédito apesar da minha idade, eu estava com 29 anos naquele momento. E aqueles compromissos que eu assumo, e eu fiz isso com cada um de vocês, eu cumpro, por mais que seja ruim para mim.”

A união foi novamente destacada pelo presidente. “Apesar de momentos polêmicos que nós tivemos aqui nas sessões, nós conseguimos conduzir de forma unida. Eu fico feliz de ter atingido a expectativa de cada um de vocês, de ter representado cada um de vocês com excelência e agradeço a cada um de vocês pelos elogios, pelo trabalho que eu desenvolvi como presidente da Câmara”, ratificou.

Primeira secretária, vereadora Luciane Lourenço, presidente, vereador Alan João, segunda secretária, vereadora Priscila Franco, e vice-presidente, vereador Sérgio de Oliveira, ao final da última na última sessão

Após agradecer aos vereadores, Alan João citou alguns de seus feitos como presidente da Câmara Municipal. Neste biênio, foram 190 projetos e emendas aprovados, 1.214 requerimentos discutidos em sessão e 1.713 indicações com despacho favorável.

“Em 2021, nós pegamos ainda uma pandemia, sobretudo o primeiro semestre foi muito complicado para todo mundo. Primeiro, que estávamos morrendo de medo de pegar COVID e, segundo, nós tínhamos que fazer a gestão do município e da Câmara, mas a quantidade de matérias foi surpreendente.”

No ano de 2021, foram 90 projetos e emendas aprovados, 540 requerimentos, 667 indicações e 36 moções, sendo três de repúdio, seis de apelo, seis de apoio e 21 de aplauso. Já em 2022, foram 101 projetos e emendas aprovados, 674 requerimentos, 1.046 indicações e 44 moções, sendo três de repúdio, uma de apoio e 40 de aplauso.

Além de ter sido um biênio marcado por muitas matérias legislativas, Alan João destacou a devolução do duodécimo à Prefeitura. “Na nossa gestão, faremos a última devolução do duodécimo e devemos economizar, nesses dois anos, próximo a R$ 2 milhões, até o momento foram devolvidos à Prefeitura R$ 1.620.542,36”, contou o presidente.

A devolução dessa quantia foi justificada pelo momento que o país passava. “A Câmara optou por, naquele momento de pandemia, não construir um prédio novo, não fazer os planejamentos que eram necessários, como aquisição do veículo, a contratação do motorista porque não era o momento. Havia uma orientação do Tribunal de Contas para que as devoluções dos duodécimos, que sempre eram no final do ano, fossem feitas no decorrer do ano e, no mês seguinte, nós já começamos a fazer essas devoluções.”

Após a fala sobre os feitos, o presidente agradeceu a todos os funcionários e servidores pela contribuição durante a sua presidência. “Eu quero agradecer a cada um dos funcionários aqui do Poder Legislativo, primeiro o diretor da Câmara, Marcos Maquininha, que se tornou um amigo pessoal desde a outra legislatura e eu fiz questão de convida-lo a ingressar e a cumprir essa função como diretor da Câmara.”

O convite para assumir a direção da Casa foi feito após a experiência como assessor para assuntos legislativos. “Ele também já havia tido a oportunidade de ser vereador, é uma pessoa que tem bastante bagagem no Poder Legislativo. E eu fiz o convite, nós tivemos uma reunião de mais de duas horas onde nós traçamos alguns planejamentos”, detalhou.

Um dos principais objetivos seria diminuir a rejeição que a Câmara tinha naquela época. “E nós tínhamos que não só demonstrar isso no Plenário, mas na questão administrativa, da gestão, da publicidade e da imprensa. E o Marcos Maquininha tem um diálogo aberto com todos os vereadores, me possibilitou muitas noites de sono tranquilas e tem desempenhado esse trabalho tão importante. Agradeço a ele imensamente por ter se dedicado e trazido bastante de sua experiência.”

Sobre os demais funcionários, o presidente citou individualmente cada um salientando a importância de suas funções e dos trabalhos para o crescimento do Poder Legislativo. “Todos os funcionários aqui da Câmara me acolheram muito bem, não tive problema com nenhum funcionário. Então, eu quero agradecer cada um dos servidores que me acolheram muito bem”, resumiu.

“Eu falei de todos os servidores aqui da Câmara, pontuei para vocês os setores. Meu muito obrigado a cada um de vocês que eu citei, que fiz questão de citar por nome, por função, pela importância que vocês têm para Câmara Municipal. Nós temos que vestir a camisa daquele lugar que nos paga, isso é muito importante, e é por isso que eu fiz questão de agradecer a cada um de vocês, porque o trabalho que nós entregamos é parte do trabalho que vocês desenvolvem nos bastidores e que muitas vezes as pessoas não conhecem”, agradeceu Alan João.

Outro feito realizado no biênio de sua presidência, foi a contratação da equipe de transmissão das sessões. “Um dos desafios era a questão da transmissão, que antes era feita por uma câmera de segurança, não dava nem para você ver quem estava falando na tribuna. Se nós queríamos diminuir a nossa rejeição, que era altíssima, e dar publicidade ao trabalho da Câmara, e a sessão é a principal atividade, tinha que modernizar a transmissão.”

O assessor para assuntos legislativos do Executivo Municipal, Gustavo de Freitas, também recebeu os agradecimentos. “Ele já trabalhava na administração municipal, nós já tínhamos contato e veio exercer a função, que é uma função panela de pressão. O Gustavo é muito calmo, tem muita paciência para entender o vereador. Então, quero agradecê-lo porque é uma função muito difícil, desgastante e foi muito importante para o desempenho da minha função como presidente da Câmara”, falou Alan João.

O presidente agradeceu também aos seus familiares e amigos. “Pelo apoio que vocês sempre me deram mesmo sabendo que teria exposição, muitas vezes de cada um de vocês, me deram a oportunidade de estudo, enfim obrigado. Agradecer ao Gustavo (de Lima – chefe da seção de Cultura da Prefeitura Municipal), que é um parceiro meu desde o começo da outra legislatura, desde a campanha, por essa parceria, pela amizade que você tem comigo, sempre de muita lealdade ao longo de todo esse período.”

Para finalizar, agradeceu à população. “Nós não chegamos a lugar nenhum sozinho, tem que ser em parceria e em conjunto. Agradecer aos munícipes que deram esse respaldo ao nosso trabalho, a população que nos acompanhou e participou das audiências públicas, das sessões.  É graças a vocês que nós estamos aqui, então agradecemos a todo mundo, mas a população é o principal”, concluiu sua fala.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira