João Lázaro

João Lázaro esteve atento às demandas dos servidores em 2022

Publicado em: 18/01/2023 11:00

João Lázaro esteve atento às demandas dos servidores em 2022

Vereador fez 188 matérias legislativas; emendas serão distribuídas para diversas instituições

O vereador João Lázaro (PSDB) teve um ano de 2022 de destaque apresentando, nas 47 sessões ordinárias e nas duas sessões extraordinárias, 188 matérias legislativas, sendo 113 requerimentos, dos quais três eram anteprojetos de lei, 74 indicações e uma moção de aplauso.

Entre os requerimentos aprovados, o parlamentar apresentou diversos pedidos a deputados, que tiveram votação expressiva no município, com a intenção de que Porto Ferreira recebesse uma nova van para a saúde. João Lázaro questionou o Executivo Municipal sobre o plano de saúde dos aposentados e pensionistas que não estão conseguindo atendimento.

Em outro requerimento, o vereador solicitou a construção de um centro de hemodiálise no município para que os pacientes não precisassem mais se descolarem para realizarem o procedimento. Além disso, formulou uma matéria para saber mais sobre a proposta de reestruturação de cargos e salários dos servidores públicos municipais.

O Executivo Municipal também foi questionado pelo parlamentar se seria realizado o REFIS em 2022, sobre a possibilidade de desmembrar lotes e sobre as obras realizadas no Parque Henriqueta Libertucci, local onde João Lázaro trabalha. Também foram feitos requerimentos sobre o afundamento na rua Mariquinha Turca, a progressão funcional dos servidores públicos, a impossibilidade de cadeirantes utilizarem a passarela da rodovia Anhanguera e a quantidade de funcionários do estacionamento rotativo.

Um dos temas recorrentes nas matérias de autoria de João Lázaro foi os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No início do ano, o vereador teve um de seus anteprojetos aprovados como projeto de lei, que previa os direitos dos TEA. Posteriormente, o vereador questionou sobre a confecção de carteirinhas para os TEA.

Na palavra livre de uma sessão, o parlamentar pontuou a reclamação de munícipes sobre a falta de água em diversos bairros do município. João Lázaro também foi o autor de um anteprojeto que propõe o “Programa Médicos nas Creches” com o intuito de levar mais saúde às crianças. O vereador foi o responsável pela moção de aplauso que homenageou as alunas do projeto SEMEAR, além de todos que contribuíram para o projeto.

Para 2023, João Lázaro teve a sua disposição R$ 253 mil para distribuir em emendas. A Secretaria de Saúde receberá R$ 21,5 mil para a compra de equipamentos para o Centro de Atenção ao Paciente Oncológico. Para a Unidade de Saúde da Família “João Malaman”, o vereador destinará R$ 6 mil para a aquisição de equipamentos mais o custeio de instalação.

Já a Unidade de Saúde da Família “Arlindo de Vicente” terá a sua disposição R$ 15 mil para a compra de equipamentos e materiais mais o custeio dos serviços de instalação. Outros R$ 15 mil serão destinados para que a Unidade de Saúde da Família “Dr. Mozart Baggio” adquira equipamentos mais materiais e custeie os serviços de instalação.

João Lázaro também enviará R$ 9 mil para a Unidade da Criança e R$ 30 mil para a Seção de Controle de Vetores adquirirem equipamentos e materiais e custearem os serviços de instalação. A APAE e o Solar dos Jovens de Ontem terão R$ 10 mil cada para o custeio das atividades na área da saúde.

A Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria receberá diversas emendas, sendo R$ 32.571,42 para a contratação de serviços terceirizados na área de zeladoria, R$ 10.285,73 para aquisição de emulsão asfáltica para a área de zeladoria, R$ 5 mil para a aquisição de material para a área de zeladoria, R$ 4 mil para a compra de uniformes para os servidores de zeladoria, R$ 28 mil para a aquisição de equipamentos na área de zeladoria, R$ 20 mil para a aquisição de materiais na área de meio ambiente e R$ 5.142,85 para a contratação de serviços de terceiros na área de meio ambiente.

Além dessas emendas, João Lázaro destinará R$ 3,5 mil para a Creche Municipal “Djanira Moraes Costa” e R$ 15 mil para o Núcleo Municipal de Educação Infantil Alto do Serra D’Água comprarem materiais e equipamentos, R$ 3 mil para a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania construir uma horta no Centro de Convivência do Idoso e R$ 10 mil para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo adquirir computadores e acessórios para a Divisão Municipal de Turismo.