Sessões Legislativas

Câmara fez diversos questionamentos neste primeiro semestre

Publicado em: 28/07/2020 11:00

Whatsapp

 

Parlamentares reunidos em sessão ordinária em que apresentaram alguns requerimentos

Câmara fez diversos questionamentos neste primeiro semestre

Vereadores apresentaram 280 requerimentos estando entre eles nove anteprojetos de lei

Neste primeiro semestre de 2020, os vereadores da Câmara Municipal de Porto Ferreira apresentaram 280 requerimentos, sendo nove anteprojetos de lei, pedidos de informações para os órgãos da municipalidade e votos de pesar.

Entre os nove anteprojetos de lei aprovados estão o pedido para determinação de vagas de estacionamentos para trailers de lanches, de autoria do vereador Cabo Eduardo (Progressistas), e a presença de doulas durante o parto nos estabelecimentos hospitalares de Porto Ferreira, do vereador Ismael da Silva (Republicanos).

Outros anteprojetos feitos neste semestre foram de autoria do vereador Sérgio de Oliveira (Democratas) para a distribuição de kits merendas aos alunos da rede municipal de ensino durante o período sem aulas e do vereador Alan João (PSD) buscando o reconhecimento do autismo nas filas preferenciais dos estabelecimentos de Porto Ferreira.

Os parlamentares apresentaram diversos questionamentos sobre a pandemia do coronavírus. Com o fechamento do comércio, o presidente da Câmara, vereador Gustavo Braga Coluci (PSD), solicitou a gratuidade do estacionamento rotativo. Já o vereador Sérgio de Oliveira pediu para que as obras previstas no financiamento fossem suspensas durante a pandemia.

O vereador Alessandro Bertazi (Progressistas) fez requerimento para a doação de álcool pela Müller Bebidas e vereador Alan João solicitou informações sobre a vacinação da gripe entre os idosos e também sobre as providências tomadas pela Prefeitura em relação ao auxílio emergencial.

No final de abril, o presidente Gustavo Braga Coluci fez requerimento pedindo a reabertura do comércio. Já o vereador Gideon dos Santos (Democratas), em maio, pediu para que as atividades religiosas fossem retomadas no município e o vereador Élcio Arruda (MDB) fez requerimento para o retorno da divulgação de ofertas de mercados suspensa em um dos primeiros decretos municipais para o combate à COVID-19.

Os parlamentares fizeram alguns requerimentos com a finalidade de ajudar à população a enfrentar as dificuldades apresentadas por conta da pandemia. O vereador Élcio Arruda questionou sobre a distribuição de cestas básicas e o vereador Ismael da Silva sobre a forma da cobrança de água no município pela BRK Ambiental.

Outro questionamento feito pelo vereador Élcio Arruda é se haveria a possibilidade de ampliação no número de vagas na rede municipal de ensino para contemplar as crianças que saíram de escolas particulares. Gustavo Braga Coluci sugeriu que fosse ampliado convênio municipal com os bancos para facilitar o pagamento dos tributos municipais. Ismael da Silva perguntou, via requerimento, se as escolas municipais estavam possibilitando a retirada de atividades pelos alunos.

Já no final do semestre, com o aumento no número de casos e internações pela COVID-19, o vereador Élcio Arruda sugeriu a abertura de um hospital de campanha e a ampliação no número de leitos de UTI e o vereador Renato Rosa (Republicanos) questionou a Secretaria de Saúde sobre o monitoramento da Vigilância Epidemiológica dos pacientes com o coronavírus.

Além desses requerimentos ligados à pandemia do coronavírus, os vereadores também solicitaram informações sobre outros temas como o reajuste salarial dos servidores municipais, feito pelo parlamentar Sérgio de Oliveira, e a falta de vacinação, feito por Gideon dos Santos.

Gustavo Braga Coluci questionou o Executivo Municipal sobre a ampliação no número de vagas para a zona azul, assim como o vereador Francisco Pereira (Republicanos) perguntou sobre a condição do asfalto no Jardim Centenário e o vereador Marcelo Ozelim (Progressistas) sobre reforma na creche Djanira de Moraes Costa.

Um aparelho de raio-x parado há 10 anos também foi alvo de requerimento do vereador Renato Rosa. Já o parlamentar Gideon dos Santos sugeriu, por meio de requerimentos, melhorias no Parque Santo Afonso.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira