Sérgio de Oliveira

Publicado em: 03/03/2021 11:30

Na 6ª Sessão Ordinária, vereador Sérgio de Oliveira discursa sobre requerimento

Compra de vacinas pelo município é discutida pela Câmara Municipal

Vereador Sérgio de Oliveira fez requerimento questionando a Prefeitura sobre o assunto

O vereador Sérgio de Oliveira (DEM) apresentou, na última sessão ordinária realizada na segunda-feira (01/03), o Requerimento nº 81/2021 solicitando informações se existe a possibilidade de o município fazer a aquisição da vacina contra a COVID-19 para a imunização da população ferreirense.

Na discussão do requerimento, o parlamentar disse que a iniciativa da matéria partiu após notícias sobre a autorização dada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para a aquisição de vacinas por Estados e Municípios. “Nós sabemos das dificuldades que os municípios estão encontrando, estamos acompanhando quase que diariamente na TV várias cidades, vários Estados tendo que paralisar a vacinação porque a União não está dando conta de fazer entrega dessas vacinas.”

Por isso Sérgio de Oliveira questiona o Executivo Municipal se existe a intenção de adquirir vacina. “Hoje eu estive em reunião com o prefeito, junto com o vereador Ricardo Patroni, e aproveitamos a oportunidade para questionar também se haveria a inclusão dos profissionais de Educação Física para a vacinação, pois eles não foram ainda vacinados e constam no Plano para serem vacinados juntamente com os médicos, farmacêuticos, enfermeiros porque fazem parte da linha de frente.”

Após apresentar a inclusão dos profissionais de Educação Física para serem vacinados, o vereador afirmou que o prefeito ficou de estudar a possibilidade. “Nós levamos algumas decisões da Secretaria Estadual de Saúde e também do Ministério da Saúde comprovando que esses profissionais da Educação Física, que lidam diretamente com o povo, com o público porque trabalham em academia, têm o direito”, concluiu.

O presidente da Câmara, vereador Alan João (PSD), também falou sobre o requerimento. “Parabenizo o vereador pela propositura, eu a subscrevi. Além do STF, o próprio Congresso já discuti essa questão importante que possibilita aos municípios adquirirem a vacina, tendo em vista a irresponsabilidade do Ministério da Saúde.”

Alan João pediu para que não houvesse comprometimento na aquisição da vacina por conta de questões pessoais. “Se não acredita na vacina que possibilite à população que tenha essa opção de se vacinar. O Chile, que é um país economicamente muito inferior ao nosso, apesar de ser menor, está dando um show na campanha de vacinação”, citou.

Além do Chile, o presidente também lembrou da vacinação em Israel. “Em Israel, por exemplo, que já vacinou mais de 50% da população, a quantidade de pessoas internadas ou que usam de alguma forma o sistema de saúde caiu significativamente também devido a essa vacinação em massa. São dados importantes, requerimento muito importante e eu o subscrevo”, finalizou.

O requerimento foi aprovado por todos os vereadores e será encaminhado para que o Executivo Municipal possa responder dentro do prazo regimental.