Élcio Arruda

Anteprojeto de lei sugere criação de Feira de Adoção de Animais

Publicado em: 09/06/2021 16:00

Anteprojeto de lei foi apresentado na 18ª Sessão Ordinária pelo vereador Élcio Arruda

Anteprojeto de lei sugere criação de Feira de Adoção de Animais

Vereador Élcio Arruda propôs o anteprojeto que objetiva reduzir o número de animais de rua

O vereador Élcio Arruda (MDB) apresentou, na sessão do dia 24 de maio, o Requerimento nº 264/2021 encaminhando o Anteprojeto de Lei nº 07/2021 que institui a Feira de Adoção de Animais para estímulo à adoção de animais domésticos e dá outras providências.

Em 2019, Élcio Arruda já havia proposto o anteprojeto que não retornou como projeto de lei. “Como todos bem sabem, sou um defensor da causa animal em nosso município. No último ano, destinei recurso para o mutirão de castração em que foram castrados quase 400 animais além da microchipagem para identificação desses animais.”

Na emenda feita ano passado para este ano, o vereador novamente destinou parte de seus recursos para novo mutirão de castração. “Esse mutirão ocorrerá do meio do ano para frente e também conquistei um veículo que será útil para o socorro de animais”, detalhou o vereador.

O objetivo da criação da feira de adoção é reduzir o número de animais de rua do município. “Infelizmente, muitas pessoas ainda insistem em pegar o animal e abandonar nas ruas, realizar maus-tratos. Nesse anteprojeto, além de toda a conscientização que já é prevista, a feira de adoção irá auxiliar na diminuição dos animais de rua. Conheci projetos de outras cidades que deram muito resultado.”

Élcio Arruda salientou o pedido ao prefeito Rômulo Rippa para que faça acontecer esse anteprojeto. “Farei uma reunião com o prefeito Rômulo Rippa. Eu sei que também é uma preocupação dele, preocupação da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria sob o comando do Miguel (Bragioni – secretário da pasta) e esperamos que consiga colocar em prática”, afirmou.

Outro destaque feito pelo vereador foi o custo de se realizar essa feira. “Esse anteprojeto não tem um custo muito alto para o município, ainda mais diante dos benefícios que irá trazer principalmente para a saúde pública e para a causa animal de nosso município”, finalizou Élcio Arruda.

O requerimento foi aprovado por todos os vereadores e foi encaminhado ao prefeito Rômulo Rippa que poderá transformá-lo em projeto de lei para posterior votação em plenário.