Alan João

Publicado em: 30/12/2021 11:00

Presidente mais jovem da Câmara tem ano de destaque

Vereador Alan João assumiu a presidência da Câmara e fez 68 proposições em 2021

O ano de 2021 foi marcado pelo primeiro ano do vereador Alan João (PSD) como presidente da Câmara Municipal de Porto Ferreira, após eleição unânime na sessão de posse. Como legislador do município, o presidente foi responsável por apresentar 68 proposições durante as sessões legislativas.

Alan João apresentou um projeto de lei complementar, cinco projetos de resolução, dez indicações, 11 moções e 41 requerimentos. Em janeiro, ao tomar posse como presidente mais jovem da Câmara, o vereador pontuou que o ano seria de desafios, principalmente por conta da pandemia do coronavírus.

Em fevereiro, o parlamentar apresentou um requerimento questionando sobre a falta de pagamento do adicional noturno e da carga suplementar para os professores da rede municipal de ensino. Após a constatação desse problema, Alan João juntamente com o vereador Sérgio de Oliveira (DEM) e com uma comissão de professores montaram um anteprojeto de lei complementar para sanar a falta desses pagamentos durante as férias dos professores.

No mesmo mês, o vereador anunciou a conquista de uma verba no valor de R$ 50 mil junto com o deputado estadual Caio França (PSB) para a aquisição de uma academia ao ar livre pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Já em março, Alan João recebeu o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Porto Ferreira, Dr. Rui Gouveia, e o entregou uma cópia da moção de apelo em que solicita a votação dos projetos que tramitam na Câmara dos Deputados sobre o Estatuto da Advocacia e a OAB. Outra realização foi a entrega de novos computados para a EMEF Profª Noraide Mariano, comprados a partir de uma emenda ao orçamento feita pelo vereador.

Em abril, o presidente da Câmara iniciou uma agenda de visitações onde esteve em locais importantes para o município verificando as necessidades para viabilizar o envio de emendas. O primeiro desses locais foi o Anfiteatro Isaltino Casemiro onde esteve acompanhado do secretário de Cultura e Economia Criativa, Régis Berretta, e verificou as manutenções necessárias.

No mês de junho, Alan João, que é autor do projeto que instituiu a semana, esteve na Secretaria de Saúde para participar da reunião que definiu a realização da II Semana Carla Regina Calícia de conscientização e incentivo à doação de órgãos. O vereador também participou de uma reunião na Secretaria de Cultura e Economia Criativa para conversar sobre o Festival Rota Underground, que recebeu parte de sua emenda para a realização.

Em julho, o presidente da Câmara fez uma moção de aplauso parabenizando João Paulo Domingos Bedani pela criação do jogo “Vaccine Race” objetivando ampliar a conscientização quanto aos cuidados para evitar à COVID-19. Toda a renda arrecadada com a venda do jogo foi revertida para o Fundo Social de Solidariedade do município.

Outro evento municipal que contou com a participação de Alan João foi o Concurso Literário Drª Lilian Apparecida Máscia Braga Ramos, cujo projeto que o instituiu é de autoria do vereador. Em agosto, o parlamentar esteve na Secretaria de Educação para buscar as redações e encaminhá-las à OAB, que foi responsável por montar um comitê para as suas avaliações. Já em setembro, na Câmara Municipal, foi realizada a cerimônia de entrega das premiações.

O vereador foi até o Centro de Formação de Artes Integradas, em agosto, para conferir os novos equipamentos de som da sala de Ballet Adulto e Infantil e Sapateado adquiridos por meio de emenda de sua autoria. Já em outubro, Alan João foi até São Paulo para firmar parceria com a InvestSP que envolverá os onze vereadores em cursos de capacitação.

Finalizando o ano, o presidente da Câmara recebeu a ex-deputada federal Iolanda Keiko Ota, que veio até o município verificar a aplicação dos R$ 400 mil que destinou à Porto Ferreira, sendo R$ 100 mil para a compra de computadores para as unidades de saúde e R$ 300 mil para o Hospital Dona Balbina.

Para 2022, Alan João fez uma emenda ao orçamento no valor total de R$ 221.800, sendo que destinará R$ 10 mil para a compra de equipamentos para o Hospital Dona Balbina, R$ 110 mil para obras de ampliação e reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Mosart Baggio, no Jardim Águas Claras.

Também enviará R$ 9.800 para a compra de equipamentos para o Centro de Atenção ao Paciente Oncológico, R$ 10 mil para o custeio das atividades na área da saúde do Solar dos Jovens de Ontem, R$ 10 mil para a aquisição de armas de fogo e munição pela Guarda Civil Municipal.

Concluindo as suas emendas, o vereador destinará R$ 7 mil para a Associação Ferreirense de Engenharia e Agronomia, R$ 50 mil para a produção e execução de produção cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e R$ 15 mil para a aquisição ou locação de licenciamento de uso de software para a Agência Reguladora de Serviços Públicos Municipais.