Élcio Arruda

Élcio Arruda trabalha por causa animal, saúde e emendas para Porto Ferreira

Publicado em: 19/01/2022 16:00

Élcio Arruda trabalha por causa animal, saúde e emendas para Porto Ferreira

Vereador foi eleito para quarto mandato consecutivo e vem conquistando emendas para o município

Eleito para o quarto mandato seguido na Câmara Municipal de Porto Ferreira, o vereador Élcio Arruda (MDB) atuou, em 2021, em prol da causa animal, da saúde e esteve sempre em busca de emendas parlamentares para a melhoria do munícipio.

Responsável por assinar 249 proposições legislativas, sendo 111 requerimentos, dos quais três eram anteprojetos de lei, 137 indicações e uma moção, Élcio Arruda é um dos vereadores com maior número de matérias.

Em relação às emendas, já no início de janeiro, o parlamentar anunciou a conquista de uma nova ambulância para a Secretaria de Saúde, adquirida por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Thiago Auricchio (PL), no valor de R$ 130 mil. Ao mesmo deputado, Élcio Arruda enviou um pedido, em março, de nova emenda no valor de R$ 250 mil para recapeamento asfáltico e que o deputado intercedesse por mais R$ 200 mil junto ao Governo do Estado para o Hospital Dona Balbina.

O vereador trabalhou também pela viabilização da reforma da FEPASA, solicitando ao deputado federal Alex Manente (Cidadania) o envio de recurso. Posteriormente, foi anunciada pela Prefeitura Municipal a destinação de verba federal de R$ 4,5 milhões, conquistada por meio do deputado, possibilitando a construção do Parque Linear na FEPASA. Além dessa importante obra, foi solicitado ao deputado a liberação de uma nova emenda, no valor de R$ 1,4 milhão, para a criação do Teatro Municipal de Porto Ferreira.

Já quanto a causa animal, o parlamentar, em maio, questionou sobre a possibilidade de criação de canil e gatil. Posteriormente, apresentou um anteprojeto de lei para instituir a Feira de Adoção de Animais que retornou como projeto de lei, sendo aprovado pelos vereadores e se tornando lei municipal. Em novembro, Élcio Arruda foi à tribuna e pediu informações sobre mutirão para castração de animais, sendo que ele havia destinado parte de sua emenda de 2021 para a realização.

Em um de seus primeiros requerimentos do ano, o vereador solicitou a vinda da carreta da mamografia, do Programa Mulheres de Peito, para o município. Ele também apresentou um anteprojeto de lei para instituir, no município, o projeto de padronização de placas indicativas de nomes de ruas e logradouros públicos. Em outro requerimento, endereçado ao Governo do Estado de São Paulo, pediu para que a atividade física se tornasse essencial no Plano São Paulo, possibilitando a reabertura de academias e clubes durante a pandemia.

O vereador também foi autor de um pedido para a construção de rotatória ou instalação de semáforo no trevo que dá acesso aos bairros Jardim Vila Real, Parque Residencial Porto Bello e etc. por meio da Vicinal Luiz Pizeta (SP-328) e questionou, em outro requerimento, sobre a agência do INSS de Porto Ferreira não estar fazendo perícia.

Élcio Arruda apresentou matérias solicitando informações sobre a construção de novos conjuntos habitacionais no município, sobre a inserção de Porto Ferreira em programas do Governo do Estado voltados para a qualificação da mulher, como Empreenda Mulher, Prospera Mulher e Todas in-Rede e sobre emenda ao orçamento de 2021 de sua autoria destinada à APAE.

Quanto às emendas para o ano de 2022, o vereador terá um total de R$ 221.800,00 para distribuir entre ações e instituições do município. Ele enviará R$ 10 mil para a compra de equipamentos pelo Hospital Dona Balbina, R$ 10 mil para o custeio das atividades na área da saúde do Solar dos Jovens de Ontem e R$ 50 mil para o custeio das atividades de média e alta complexidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Para a castração de animais em 2022, Élcio Arruda destinará R$ 17 mil. Para a aquisição de equipamentos de ares condicionados e instalação para os ambientes de fisioterapia, médica, enfermagem, fonoaudiologia, psicologia e demais salas da APAE serão R$ 20 mil. E para a aquisição de armas de fogo e munições pela Guarda Civil Municipal serão R$ 10 mil.

O vereador também enviará parte de sua emenda, R$ 17 mil, para a sinalização de solo e aérea e denominação de ruas dos bairros Jardim Paschoal Salzano, Lagoa Serena e Vila Maria. A Secretaria Municipal de Cultura receberá R$ 8.800,00 para a regravação do hino à Porto Ferreira e a Associação Ferreirense de Engenharia e Agronomia receberá R$ 7 mil.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Zeladoria será contemplada com R$ 3.452,38 para a aquisição de materiais na área de meio ambiente, R$ 833,36 para a contratação de serviços de terceiros destinados à área de meio ambiente, R$ 4.285,71 para a aquisição de material para a área de zeladoria e R$ 21.428,55 para a contratação de serviços de terceiros para a área de zeladoria.

Mais uma parte de sua emenda, no valor de R$ 33 mil, será enviada para a realização de obras de paisagismo em área pública no bairro Cristo Redentor e, para finalizar, R$ 9 mil serão destinados para a aquisição de equipamentos para a Casa de Apoio de Barretos.