Censo 2022 é estendido e tem previsão de término para novembro

Publicado em: 05/10/2022 16:30

Censo 2022 é estendido e tem previsão de término para novembro

Reunião com autoridades municipais informou sobre o andamento das atividades e busca apoio para a divulgação

O Censo 2022 continua nas ruas e, na última terça-feira (04/10), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou em Porto Ferreira a segunda reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022, contando com a participação de autoridades municipais.

A reunião teve o objetivo de informar sobre o andamento do Censo 2022 e de buscar apoio para a divulgação das atividades, de forma a chegar aos moradores as informações corretas sobre a pesquisa. O Censo 2022 começou em 1º de agosto e foi prorrogado, com previsão de término das atividades para novembro deste ano

Em Porto Ferreira, mais de 50% dos morados já foram recenseados, somando um total de 30 mil ferreirenses. No entanto, o munícipio está com déficit de recenseadores, contando com apenas 50% das vagas disponíveis preenchidas.

Segundo informou a coordenadora de área da agência do IBGE em Pirassununga, Paula Marques Meyer, os moradores têm se recusado a participarem do Censo 2022, com muitos não atendendo os recenseadores ou recusando explicitamente a participar.

Alguns moradores também estão reticentes em fornecer determinadas informações, como a renda, dado que é mantido em sigilo pelo IBGE e não é compartilhado com outros órgãos federais. A veracidade dos dados fornecidos é de extrema importância para que as políticas públicas dos próximos anos sejam direcionadas diante dos resultados obtidos com a pesquisa, como, por exemplo, a data de nascimento completa dos moradores.

Os recenseadores continuam nas ruas do município e estão uniformizados, com colete e crachá identificando-os. No crachá, há um QR Code que pode ser usado para a conferência da identidade do recenseador. As visitas podem ocorrer em dias e horários alternativos, inclusive à noite e aos finais de semana.

Ao não encontrar os moradores do domicílio, o recenseador pode deixar um bilhete de recados com seu contato. Após realizadas até quatro tentativas de contato pelo recenseador, caso não tenha sucesso, o supervisor deixa uma carta a respeito da obrigatoriedade da prestação de informações estatísticas e das possíveis sanções previstas pela lei do sigilo estatístico.

O Censo é a única fonte de referência nacional para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios, com detalhamento por distritos, subdistritos, bairros (divisões administrativas de cada Prefeitura), e também por áreas urbanas e rurais (divisões técnicas propostas pelo IBGE).

Para mais informações ou dúvidas, o IBGE disponibiliza o site https://censo2022.ibge.gov.br/ e o telefone 0800 721 8181.

Com informações e foto do IBGE