Sessões Legislativas

Alunos são homenageados por resultados no Campeonato de Robótica e na ONEE

Publicado em: 23/11/2022 15:00

Whatsapp

 

Alunos, professores, diretores e vereadores durante a entrega das moções na última sessão ordinária

Alunos são homenageados por resultados no Campeonato de Robótica e na ONEE

Vereadora Priscila Franco fez duas moções para parabenizar os alunos de três escolas municipais

Na sessão ordinária de segunda-feira (21/11), a vereadora Priscila Franco (PSDB) apresentou duas moções de aplausos homenageando alunos da rede municipal de ensino pela participação e pelas conquistas na etapa nacional do Campeonato de Robótica e na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética.

A primeira moção, aprovada por todos os vereadores presentes constando a ausência do vereador Marcelo Nery (MDB), homenageou os alunos da EMEF CAIC Prof. João Teixeira e EMEF Prof. Agostinho Garcia, que foram campeões na etapa nacional do Campeonato de Robótica.

Na discussão da moção, o vereador Sérgio de Oliveira (União Brasil) foi o primeiro a falar. “Quero parabenizar a vereadora Priscila pela moção, é muito importante nós reconhecermos o trabalho dos nossos profissionais da educação aqui do município de Porto Ferreira, que não medem esforços para sempre apresentarem e trazerem uma educação de qualidade aos nossos alunos.”

O vereador também parabenizou a todos os alunos por terem se dedicado e por terem chego tão longe dentro da competição. “E agora tem uma nova missão, que é ir para o mundial representar a nossa cidade. Parabéns, alunos. Parabenizo também os pais, que sempre apoiam o trabalho de seus filhos”, declarou.

Sérgio de Oliveira parabenizou ainda o prefeito Rômulo Rippa pela iniciativa de ter implantado a aula de robótica. “Nós viemos aqui nessa tribuna para falar um pouquinho das novas atividades que a Secretaria de Educação estava apresentando para os alunos e, na oportunidade, vimos que foi feito um investimento de R$ 3 milhões para a implantação desse curso e está aí os frutos sendo colhidos em tão pouco tempo”, finalizou o vereador desejando sorte aos alunos na próxima etapa da competição.

A vereadora Luciane Lourenço (PSD) também parabenizou a vereadora Priscila Franco pela moção e a todos os envolvidos. “Em especial os alunos porque é um orgulho para nossa cidade chegar nesse patamar na parte nacional. Gostaria de parabenizar também os pais pelo incentivo, tenho certeza que sairão grandes engenheiros”, concluiu.

O vereador Élcio Arruda (MDB) subiu à tribuna e parabenizou a todos. “É um ganho para as nossas crianças. Investir em educação é investir no desenvolvimento das crianças. Lembro quando o prefeito Rômulo Rippa anunciou que as nossas escolas teriam essas aulas de robótica, a Câmara Municipal apoiou imediatamente.”

A valorização dos professores e dos profissionais da educação foi salientada por Élcio Arruda. “E o resultado está aí, parabenizar todos os alunos, todos os professores, diretores de todas as escolas envolvidas pelo brilhante trabalho realizado e, o mais importante, levando o nome de Porto Ferreira positivamente não só no nosso estado, mas também no nosso Brasil”, afirmou.

O vereador Pedro Melo (PL) destacou a importância da educação. “Eu acho que educação é o princípio de tudo, não importa a idade. Ter educação fornecida aos alunos de escola pública por professores dedicados, professores esses que tiveram apoio desta Câmara e do prefeito para realizar essas aulas de robótica.”

Pedro Melo se disse honrado por ser representado pelos alunos. “Tudo isso é fruto de um amadurecimento e de uma vontade desses professores abnegados que estão fazendo da educação uma modificação do que era no passado com as aulas não só tradicionais, como aulas acessórias para que possam estimular a mente das crianças”, ressaltou.

Já o vereador João Lázaro (PSDB) parabenizou a todos. “Parabenizar todos os alunos que participaram e se destacaram na etapa nacional do Campeonato de Robótica, parabenizar a vereadora Priscila pela moção de aplauso e parabenizar os pais também por apoiarem e incentivarem. Essas crianças são o futuro do nosso país e nós temos que incentivá-las”, finalizou.

Plenário da Câmara lotado pelos alunos, pais, professores e diretores

A segunda moção de aplauso, aprovada também por todos os vereadores presentes, constando a ausência do vereador Marcelo Nery, foi dedicada aos alunos do oitavo e nono ano da EMEF Professor José Gonso, que participaram das etapas da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), homenageando-os pela premiação nacional recebida.

A autora das moções, vereadora Priscila Franco, foi a primeira a falar na discussão da moção. “Eu gostaria de parabenizar a todos os alunos, primeiramente da EMEF Agostinho Garcia e EMEF João Teixeira do CAIC, pela etapa nacional do Campeonato de Robótica, que foram representar Porto Ferreira em Brasília. Parabéns a todos, a diretora, os coordenadores, as professoras, a secretária de Educação Cecília, o prefeito Rômulo Rippa e também os pais dos alunos que sempre deram apoio para eles chegarem até onde chegaram.”

Além de parabenizar os alunos do Campeonato de Robótica, a vereadora também homenageou os alunos que participaram da ONEE. “Os alunos do oitavo e nono ano da EMEF Professor José Gonso pela premiação nacional, 16 alunos foram premiados. Vocês são sensacionais e tenho certeza que vão brilhar muito mais e ter um futuro brilhante”, concluiu a parlamentar.

O vereador Ricardo Patroni (PSD), além de parabenizar a todos, ressaltou a importância dessas atividades. “Ver aqui hoje alunos da nossa rede municipal de ensino serem homenageados, em importantes competições do nosso país, como robótica e eficiência energética, tendo o acesso tão precocemente a essas disciplinas tão importante para a formação, com certeza farão ser o futuro da nossa cidade.”

O vereador Sérgio de Oliveira retornou à tribuna para mais uma vez parabenizar a todos. “Como o Ricardo disse, é um tema tão importante já sendo tratado no oitavo e nono ano do Ensino Municipal. É muito bom nós sabermos que os alunos adoram esses tipos de projetos, ainda mais quando é uma competição”, explicou.  

Ano passado, os alunos do município já haviam tido bons resultados na Olimpíada de Astronomia. “Parabenizar o professor Fabrício que, no ano passado, também teve bons resultados na Olimpíada de Astronomia. Em nome do professor Fabrício, gostaria de cumprimentar todos os demais professores que desenvolvem esses projetos nas escolas, e em nome do professor Ronaldo, diretor da unidade, cumprimentar todos da equipe gestora que estão sempre apoiando esses projetos importantes.”

O vereador João Lázaro retornou à tribuna e mais uma vez salientou a homenagem a todos os envolvidos: alunos, professores, diretores e pais. Para finalizar as falas, o presidente da Câmara, vereador Alan João (PSD), falou da felicidade em lotar o plenário do Poder Legislativo.

“Porque é muito raro que as pessoas venham assistir às sessões da Câmara, o que é uma pena. Quando vocês assistem, passam a entender um pouco mais como funciona a questão do parlamento e, principalmente, veem as matérias que são votados aqui”, pontuou o presidente.

Os alunos participantes das duas competições foram os primeiros a receberem os parabéns do presidente. “Excelente resultado representando o município de Porto Ferreira nas duas competições. Sabemos que é um desafio grande quando você participa de campeonatos porque tem um certo nervosismo, tem as dificuldades, então os nossos parabéns.”

A importância do envolvimento da família nesses projetos foi ressaltada por Alan João. “Quem é professor sabe da importância que tem a comunidade, a família no desenvolvimento do aluno. E não só no desenvolvimento dos alunos, mas é uma parceria entre família e o próprio aluno, sendo que a família dá condições estruturais, sociais e financeiras para que os seus filhos possam desempenhar e aproveitar da melhor forma possível as atividades escolares.”

O presidente também parabenizou os professores e diretores. “Parabenizo vocês pelo trabalho que realizam, pelo desafio que vocês enfrentam diariamente. Nós sabemos das dificuldades que muitos de vocês enfrentaram e enfrentam ainda por conta da pandemia”, comentou.

Apesar das dificuldades enfrentadas nos últimos anos, as escolas municipais conseguiram colocar os alunos em lugares de destaque. “Por isso eu fiz questão de fazer, além de parabenizar os alunos e familiares, essa fala para vocês, gestores, professores das unidades educacionais porque o desafio foi tremendo durante a pandemia e vocês trouxeram hoje aqui esses excelentes resultados.”

Para finalizar, Alan João colocou a Câmara Municipal à disposição das escolas. “Nós vereadores temos as emendas parlamentares em que nós podemos destinar os recursos para as escolas desenvolverem um trabalho específico, algum projeto. Nossos parabéns mais uma vez, muito orgulho tê-los aqui na sessão e parabenizar a vereadora Priscila pelas duas moções.”

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira