Câmara Municipal pede esclarecimentos sobre situação financeira
Vereador Felipe Lamellas fala sobre seu requerimento na tribuna
Vereador Felipe Lamellas é o autor do requerimento que busca esses esclarecimentos
O Requerimento nº 33/2025, de autoria do vereador Felipe Lamellas (Cidadania), que solicita informações ao Executivo Municipal sobre a atual situação financeira do município, foi discutido e votado na sessão ordinária de segunda-feira (03/02).
O parlamentar, autor da matéria, comentou sobre o assunto. “Na última sessão eu já havia comentado boa parte do que eu gostaria sobre esse assunto, mas eu acho que vale reforçar que a preocupação que nos move e objeto pelo qual nós fomos procurados a agir é justamente a preocupação com os servidores públicos, entidades sociais e, principalmente, da sociedade como um todo usuária dos serviços públicos que são ofertados pelo município”, afirmou.
No início do ano, a atual gestão do prefeito André Braga divulgou nas redes sociais que o caixa do município estava deficitário. “A preocupação é justamente diante de uma situação como essa, segundo nos foi relatado através de notícias, saber exatamente o que está se passando através da apresentação desses documentos comprobatórios com o intuito de que nós possamos tomar ciência dessa situação e exercer o papel que nos compete enquanto Câmara Municipal, que é fiscalizar e acompanhar aquilo que o Executivo vem fazendo.”
Felipe Lamellas finalizou dizendo que o objetivo principal é saber as reais informações e tranquilizar à população e as entidades do município. “Lógico que sempre na ideia de dar o suporte, de dar o apoio por isso que a intenção desse requerimento elaborado ainda no dia 10 de janeiro”, concluiu.
Além do autor, os vereadores Matheus Ribaldo (PSD), Renata Braga (PL) e Rodrigo Louzada (PSD) discursaram sobre o tema. “Quando houve a divulgação pela Prefeitura do déficit financeiro, todos nós vereadores ficamos preocupados e a população nos procurou para questionar a situação. O que nós queremos são documentos comprobatórios, porque na publicação feita não tem balanço contábil, não tem gráfico e nem cita ou expõe o relatório financeiro, que é falado no final da publicação”, declarou Mateus Ribaldo.
A vereadora Renata Braga disse ter havido uma reunião, na semana anterior, com o secretário da Fazenda e Planejamento, Afonso Reis Duarte. “Fomos todos convidados para esta reunião em que a Prefeitura e o secretário palestraram e apresentaram todos os dados de forma transparente para nós, mostrando as dívidas, quais eram os saldos. Acho relevante sim vocês pedirem os dados via requerimento, até porque nós temos o Decreto que estipula 90 dias de contenção de gastos, e, para isso, precisamos todos falar a mesma língua”, ressaltou.
Já o vereador Rodrigo Louzada (PSD) lembrou que a gestão anterior declarou, no dia 31 de dezembro do ano passado, que estava deixando a Prefeitura com um caixa de R$ 28 milhões. “Desses, R$ 19 milhões tinham compromisso como pagamento dos servidores, empresas que prestam serviço ao município e R$ 9 milhões à disposição da atual administração para usar como desejasse. O atual cenário é completamente diferente de quando a gestão do PSD (partido do ex-prefeito) assumiu a Prefeitura em 2017. A Prefeitura estava quebrada e devendo para fornecedores, obras paradas”, relatou dizendo ser uma possibilidade convocar o secretário de Fazenda e Planejamento a vir até o Poder Legislativo prestar esclarecimentos.
O requerimento foi aprovado por todos os vereadores e será encaminhado para o Executivo Municipal responder dentro do prazo regimental.
Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira