Vereador solicita instalação do AME a governador e deputado
Vereador Élcio Arruda, na tribuna, solicita instalação do AME
Élcio Arruda fez requerimentos destinados ao governador, deputado Alex Manente e outras autoridades
O vereador Élcio Arruda (MDB) apresentou requerimentos, na sessão ordinária de segunda-feira (13/02), solicitando que fossem oficiadas a autoridades estaduais e federal para que intercedam pelo município para a instalação de uma unidade de Ambulatório Médico de Especialidades (AME).
Os requerimentos foram destinados ao governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ao secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva, ao secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, e ao deputado federal Alex Manente (Cidadania).
Na discussão dos requerimentos, o parlamentar justificou a solicitação. “Hoje eu vim apresentar esse requerimento porque é uma luta da população de Porto Ferreira, principalmente para as pessoas que utilizam da área de saúde e têm que buscar esse atendimento fora.”
Apesar de o transporte público municipal ser qualidade, o vereador salientou que a viagem desgasta demais o paciente. “Queremos uma unidade dessa na região de Porto Ferreira, que atenderia mais municípios, para dar maior conforto para essa população, principalmente aos que fazem tratamento e precisam sempre ir até Américo Brasiliense, que é a unidade que atende os moradores de Porto Ferreira”, detalhou.
Élcio Arruda disse que teria reunião com o assessor do deputado Alex Manente e que reforçaria o pedido. “Para que ele possa nos ajudar nesta demanda. Quero agendar também com o governador, sei que o prefeito Rômulo Rippa esteve articulando nos últimos anos para que essa unidade do AME venha para Porto Ferreira”, reforçou sobre o trabalho conjunto para a instalação do ambulatório.
O parlamentar disse que trabalhará incansavelmente para que o município tenha essa conquista. “Espero que os senhores também estejam apoiando, sei que outros vereadores já fizeram essa solicitação, mas agora com o novo governador, uma nova maneira de pensar, sabemos que a saúde também terá a atenção, então ficamos felizes de ter entrado com o pedido e vamos trabalhar todos os vereadores, prefeito e sociedade civil”, concluiu.
O vereador Renato Rosa (Republicanos) ressaltou a importância da matéria. “Já tenho uma negociação com deputado federal Marcos Pereira, presidente do partido Republicanos, que é o partido também do governador. E já tem uma conversação com o prefeito a respeito do AME, da ampliação e o prefeito ofereceu um terreno para que se pudesse fazer essa construção. É de suma importância um centro de especialidades médicas com um maior número de especialidades do que é oferecido hoje”, finalizou.
Já o vereador Pedro Melo (PL) parabenizou Élcio Arruda pelo requerimento. “Uma das minhas ideias quando eu era pré-candidato era a construção desse ambulatório. Eu vejo como médico uma situação esdrúxula em nossa cidade”, afirmou sobre a atual situação do CEMI.
Apesar de estar passando por reformas, o CEMI necessita de outras melhorias. “Está tendo reforma nas nossas salas, trocando piso, arrumando uma coisa ali e acolá, mas tem salas que não têm ar condicionado, não temos um computador para ver o raio-x do Hospital, para ver o fichário dos pacientes.”
No entanto, o que mais incomoda o parlamentar é a localização. “Ter um ambulatório de atendimento aos seres humanos ao lado de um cemitério é lamentável. E eu já vi barata na minha sala e não é só na minha sala porque é o local, isso não pega bem em canto nenhum e acho que a cidade é a única no mundo que tem um ambulatório de atendimento médico ao lado do cemitério”, detalhou.
O vereador Marcelo Ozelim (Progressistas) disse que os requerimentos são importantíssimos. “E também não podemos deixar de falar, agradeço o senhor Renato por ter sido parceiro meu, sobre a destinação da nossa emenda impositiva para o Ambulatório Central onde será colocado ar condicionado em algumas salas, para dar uma melhor condição tanto para o médico quanto também para os pacientes”, contou.
Os requerimentos foram aprovados por todos os vereadores presentes e serão encaminhados para as autoridades destinatárias.
Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira